Como uma tecnologia de congelamento pode ajudar a preparar o jantar?

Frango-na-medida-Sadia-1260x710

A America’s Test Kitchen é uma cozinha de teste sediada em Boston. Hoje, cerca de 30 cozinheiros testam produtos e técnicas de culinária por ali. Segundo estes cozinheiros, é melhor cozinhar um bife congelado do que esperar que ele descongele. Todo aquele tempo gasto descongelando a carne piora o sabor. Parece contra intuitivo, mas a vida às vezes é assim. Para preparar um jantar tenro e saboroso, a tecnologia de congelamento pode ser um dos principais ingredientes.

O pessoal da America’s Test Kitchen recomenda congelar os bifes separados e descobertos, deixando-os planos em uma superfície com papel manteiga. A tática funciona, mas ocupa um espaço que nem todo congelador ou freezer é capaz de oferecer. Felizmente, a indústria alimentícia pode contar com um truquezinho de mágica culinária chamado IQF para resolver essa questão.

IQF quer dizer individually quick frozen (rápido congelamento individual, em tradução livre). Esse tipo de tecnologia é a ideal para congelar individualmente cada pedaço de comida. Por exemplo, uma embalagem que contenha pedaços de frango sairá do congelador com cada parte separada e não em um bloco gigantesco e amorfo de carne. Obviamente, isso faz com que os alimentos congelados em IQF sejam muito mais fáceis de manusear – o que ajuda (e muito) a preparar o jantar.

Os métodos para congelar individualmente envolvem colocar a comida em uma espécie de correia transportadora e inseri-la em um air blast-freezer que congela tudo muito rapidamente. Como os alimentos entram separadamente neste air blast-freezer, elas continuam separadas após o congelamento, além de manter a textura, a forma e o sabor inalterados. Aliás, esse é a única tecnologia conhecida que preserva as propriedades originais dos ingredientes.

A IQF também pode ser usada para congelar os alimentos já temperados – marinados em molhos e especiarias, por exemplo – ou mesmo em casos em que o ingrediente tem muita água – como frutas e legumes.

A tecnologia IQF não altera o preparo ou o cozimento dos alimentos. A Sadia, por exemplo, tem produtos que usam essa tecnologia, como o Frango na Medida. Graças à IQF, você descongela apenas o que vai consumir e guarda o que sobrou. É o conhecimento a serviço das tarefas do dia-a-dia.

Fonte: Gizmodo Brasil


Deixe uma resposta