Skip to content

QualiNews Voltar às Noticias

SETEMBRO 14

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

  • 2018-09-14

Para garantir a segurança e integridade do consumidor o manual de boas práticas de fabricação, conhecido como BPF, apresenta um conjunto de regras e princípios para o manuseio de alimentos, desde as matérias-primas até o produto final. Sendo um documento obrigatório para os estabelecimentos

O que são as Boas Práticas de Fabricação?

O manual apresentam regras que vão desde a instalação da indústria, passando por rigorosas regras de higiene tanto pessoal como ambiental, controle do ambiente e dos colaboradores, até a descrição, que tem que ser por escrito, dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

Qual a Importância do Manual

O manual é fundamental pois apresentam regras, já descritas antes, que auxiliam no melhor processamento e da maior credibilidade de uma produção de acordo com as regras sanitárias. O programa de BPF é submetido periodicamente à auditoria, que consiste em uma avaliação para verificar a eficiência do sistema, por meio de coleta de informações, observações e revisão dos registros no local e análise das ações planejadas. A Qualimentos Jr. realiza a formulação do manual de boas práticas de fabricação, reduzindo prejuízos através da redução de falhas na cadeia produtiva, além disso leva ao cliente um produto seguro e com excelência. É uma prática que se aplica desde a instalação da empresa até o processamento do produto, construindo com isso a credibilidade da organização. Uma boa reputação ao olhos de quem consome e uma boa produção ao olhos de quem faz.