Skip to content

QualiNews Voltar às Noticias

AGOSTO 23

5 Dicas para alavancar suas vendas com produtos sazonais

  • 2019-08-23

O que são produtos sazonais?

A palavra “sazonal” nada mais é do que um adjetivo que se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época ou período. Dessa forma, a sazonalidade de algum evento ou acontecimento representa qualquer coisa que costuma acontecer em um momento específico.

A sazonalidade é bastante utilizada para se referir a produtos que são produzidos em uma determinada época do ano, sejam eles alimentos, bens materiais ou serviços.

No setor alimentício, a sazonalidade é muito influenciada pelas estações e festividades, que estimulam o mercado a inovar e surpreender cada vez mais o consumidor. Exemplos de produtos que tem alto poder de vendas em determinados período do ano são os ovos de páscoa, o fondue com a chegada do inverno, e os sorvetes no verão.

Por que investir em produtos sazonais?

Você pode e deve tirar proveito dessa variação de demanda! Já imaginou sair fora da caixinha? Diversificar a fonte de renda do seu negócio? Oferecer produtos relacionados ao seu produto sazonal garante um bom fluxo de caixa o ano todo. É essencial tratar a sazonalidade como uma oportunidade para criar, se destacar, e sempre produzir com qualidade. Além de garantir a sobrevivência durante todo o ano, essa receita pode ser também uma estratégia de expansão.

A seguir, separamos algumas dicas para que você tenha sucesso com produtos sazonais:

INVISTA EM UM BOM PLANEJAMENTO

Planejar é uma característica muito importante para se obter sucesso em seu negócio. Dessa forma, planejar-se em períodos sazonais envolve prever riscos e dificuldades, e saber como enfrentá-los para se economizar tempo e dinheiro quando os imprevistos acontecem. Temporadas de verão e inverno e datas comemorativas são períodos chamados supersazonais. Vale a pena estar preparado e investir nessas épocas, pois são momentos que podem te trazer lucro.

ANALISE A SUA CONCORRÊNCIA

Também, é importante reconhecer se existe ou não concorrência desse produto perto de você. A concorrência pode ser considerada um meio de aprendizado, pois é possível observar os erros e acertos de seus concorrentes e aplicar, ou não, em seu negócio! Além disso, é uma boa oportunidade para você se esforçar mais, trabalhar duro e dar o melhor de si, garantindo seu espaço no mercado.

ANALISE O CUSTO BENEFÍCIO

Quanto você vai gastar para fazer ou para comprar seu produto? Por quanto vai conseguir vender ou revender? Quanto vai precisar investir para começar a trabalhar? A análise do custo benefício é muito importante para que você tenha certeza se trabalhar com esse produto realmente vale a pena e vai te trazer lucros.

DIVERSIFIQUE PARA LIDAR COM A SAZONALIDADE

Para você não virar refém da sazonalidade, a dica é diversificar. O produto sazonal não deve ser a única fonte de renda do seu negócio. Realize pesquisas para encontrar novos produtos e adicionar em seu portfólio, garantindo um bom fluxo de caixa durante todos os meses do ano. É só uma questão de pensar fora da caixa. Se você produz ovos de Páscoa, por exemplo, pode oferecer outros doces, como bolos, tortas e bombons nos demais períodos do ano. Se o seu negócio for vender sorvetes, nas épocas mais frias você pode criar fondues e petits gâteaux.

DIVULGUE SEU PRODUTO E FIDELIZE SEUS CLIENTES

Já está mais do que comprovado que investir em redes sociais gera resultado. Mostrar fotos reais de seus produtos, ter contato com os clientes, responder as dúvidas, e estar aberto a sugestões e críticas conta muito. Além disso, é essencial investir na fidelização dos clientes. Treine seus funcionários para atender bem e conhecer os seus clientes, sabendo, assim, o que ele gosta e costuma comprar. Isso pode ser determinante no relacionamento cliente x empresa.

Desenvolver novos produtos ou adaptações nem sempre é algo simples e rápido, mas com ajuda qualificada você pode alavancar suas vendas através do desenvolvimento ou melhoria do seu produto sazonal. A Qualimentos Jr é uma empresa júnior da Universidade de São Paulo (USP) que presta consultoria em engenharia de alimentos e que possui vasta experiência no desenvolvimento de alimentos e conta com uma equipe especializada para lidar com estes desafios de maneira eficiente. Quer se adequar a esse mercado? Entre em contato conosco!