Skip to content

QualiNews Voltar às Noticias

NOVEMBRO 08

Mercado de Bebidas: Por que inovar é essencial?

  • 2019-11-08

As inúmeras opções de bebidas, alcoólicas ou não, encontradas nas prateleiras dos mercados não são por acaso. Com a concorrência crescendo e os hábitos dos consumidores mudando, é preciso inovar para conquistar o público.

A indústria de bebidas tem sofrido grandes mudanças nos últimos anos, enfrentando desafios para se adaptar às novas exigências e preferências do público consumidor, bem como instabilidade da economia do país. Entretanto, por conta de seu alto investimento em inovações e pelo grande consumo de bebidas, principalmente cervejas e refrigerantes, no Brasil, esse setor apresenta crescimento e novas áreas a serem exploradas.

Com o aumento da obesidade entre os brasileiros e a entrada da tendência saudabilidade, os consumidores, que estão mais conscientes, procuram por produtos que agridam menos a saúde ou que até mesmo ofereçam benefícios para a mesma. Segundo Giorgeo Zanlorenzio diretor-presidente da gaúcha Famiglia Zanlorenz, o mercado de refrigerantes cai de 5% a 6% ao ano, e com isso, o consumidor tem migrado para outras bebidas, como água mineral, sucos integrais, chás e água de coco.

Outro ponto muito importante é a tendência mundial de substituição de bebidas alcoólicas por outras com menos teor alcoólico ou até mesmo não alcoólicas. Apesar de ser possível observar essa mudança de hábito por meio de lançamentos das cervejas 0% álcool por todas as grandes marcas de cervejas do Brasil, essa é uma categoria que ainda não possui muitos investimentos no país, se tornando grande aposta para os próximos anos.

Mas não são só os consumidores que estão preocupados com a saúde pública, Ações como a assinatura do plano de redução de açúcares acordado entre o Ministério da Saúde, Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas) e outras associações, reunindo cerca de 70 indústrias para o projeto de retirar gradualmente 144,6 mil toneladas de açúcar de bebidas, misturas para bolos, biscoitos, achocolatados e bebidas lácteas até 2022.

Para se adaptar a esse contexto, as indústrias de bebidas estão investindo cada vez mais em inovações para manter e conquistar novos públicos. Nessa corrida, podemos citar a diminuição dos teores de açúcar e de sódio, investimento em bebidas naturais e o enriquecimento de bebidas com probióticos, proteínas e conservantes naturais. Outras formas de chamar a atenção dos clientes é uso de ingredientes típicos e o reaproveitamento de resíduos que a produção gera. De acordo com Vivian Leite, diretora de marketing da Tetra Pak, o cliente não busca apenas a saudabilidade nas bebidas que compra, mas sim a experiência completa, ou seja, uma bebida gostosa, prática, de uma marca que converse com ele e possua valores em comum com ele.

Quer mudar o contexto do seu negócio mas não sabe por onde começar? A Qualimentos Jr. é uma empresa de consultoria em engenharia de alimentos que possui experiência no ramo de bebidas e pode te ajudar a desenvolver produtos inovadores e competitivos, substituir ingredientes como conservantes ou até mesmo realizar análises sensoriais para entender como o público avalia seu produto.

Entre em contato conosco e decole seu negócio!