Skip to content

QualiNews Voltar às Noticias

MARÇO 13

Você sabe o prazo de validade do seu ovo de colher?

  • 2020-03-13

Chocolates possuem um prazo de validade grande, mas a adição de recheio e o consumo não imediato de produtos como os ovos de Páscoa de colher podem afetar muito a validade do seu produto. Confira algumas dicas para determinar o prazo de validade de seu produto e vender um produto seguro para seus clientes,garantindo a fidelização deles.

Com o passar dos anos os ovos de colher vêm se tornando uma grande tendência no mercado, se mostrando a melhor forma dos produtores caseiros e pequenas empresas se diferenciarem dos grandes produtores, entregando recheios mais caseiros e inovando cada vez mais nos mesmos, trazendo ingredientes como chocolates, frutas, cremes e diversos outros recheios saborosíssimos, tornando assim o ovo de páscoa ainda mais atrativo para o público.

Porém, o que muitas pessoas não se atentam é que esses recheios acabam alterando o prazo de validade, forma de conservação e consumo do ovo, podendo trazer riscos para a saúde do consumidor.

O ovo de páscoa comum é feito através do chocolate hidrogenado ou da têmpera do chocolate comum, sendo assim o mesmo pode durar até 1 mês se armazenado corretamente, já o ovo de páscoa de colher apresenta recheios com ingredientes perecíveis como frutas e derivados do leite, sendo assim a validade desses ovos passa a depender do prazo de validade do recheio, o mais recomendado é que o mesmo seja armazenado na geladeira por no máximo 3 dias, após isso o alimento pode estragar e muitas vezes essa mudança não pode ser observada, mas após o seu consumo a pessoa fica sujeita a intoxicações alimentares.

Um outro problema que não é muito comentado é a contaminação do produto através da saliva, já que os consumidores tendem a comer o ovo com uma só colher, introduzindo os microrganismos da saliva no recheio e possibilitando assim uma toxinfecção alimentar caso o mesmo não seja consumido no mesmo dia. Por conta disso é necessário que os produtores dos ovos de colher especifiquem melhor em suas embalagens o modo de consumo desse alimento, seguindo a A RDC 259/2002 que traz no item 6.7.1: “Quando necessário, o rótulo deve conter as instruções sobre o modo apropriado de uso, incluídos a reconstituição, o descongelamento ou o tratamento que deve ser dado pelo consumidor para o uso correto do produto.”

Sabendo de tudo isso o recomendado é que se for comprar ovos de colher de produção caseira, confirme que requisitos de higiene são seguidos e dê preferência às pessoas com experiência no ramo, em relação a contaminação pela saliva, procure adquirir ovos de colher de tamanho pequeno, garantindo a possibilidade de consumo em uma única vez ou em poucos dias, mas caso você veja a necessidade de ir comendo o ovo aos poucos, busque sempre ir trocando de colher ou lavando a mesma.

Do mesmo modo os produtores devem se atentar as normas de produção, higiene, validade do produto e também garantir que o seu cliente esteja ciente da forma correta para consumir o mesmo, isso garante não só a qualidade do seu produto como também evita problemas no futuro. Pelo ovo de colher ser um produto muito perecível procure sempre produzir o mesmo no dia da entrega ou o mais próximo possível disso, sempre deixando o mesmo armazenado em uma temperatura de aproximadamente 4°C.

Quer aumentar sua produtividade mas está tendo problemas com o curto prazo de validade? Entre em contato com a Qualimentos Jr., podemos ajudar com diversas soluções, como pesquisa de embalagens, conservação de alimentos, elaboração de manual de Boas Prática de Fabricação (BPF), exigido pela ANVISA, que podem auxiliar no deslanche do seu negócio nessa Páscoa e no resto do ano.

Entre em contato e decole suas vendas!