Skip to content

QualiNews Voltar às Noticias

JULHO 03

NOVAS TENDÊNCIAS LEVAM ANVISA A REVISAR SUAS NORMAS QUANTO À ROTULAGEM

  • 2018-07-03

A rotulagem é meio pelo qual as pessoas têm o conhecimento sobre os produtos diariamente consumidos. A crescente conscientização da população sobre a sua alimentação torna, cada vez mais, necessária uma rotulagem completa, assim as empresas necessitam de constantes atualizações que atendam às exigências do consumidor. A ANVISA, como um órgão governamental, não pode se manter imparcial sobre as novas tendências, por isso propõe novos requisitos para rotulagem.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ROTULAGEM?

A rotulagem dos alimentos embalados é obrigatória e está regulamentada pela legislação brasileira através dos órgãos competentes como o Ministério da Saúde por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

O rótulo tem a importante finalidade de orientar o consumidor com informações sobre o alimento como composição de nutrientes, ingredientes, quantidades, prazo de validade, orientações sobre o preparo, além das referências quanto ao produtor, disponibilizando-as de forma correta, clara e precisa, escritas em língua portuguesa, bem como informar sobre os riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Para se adaptar à nova mentalidade da população, desde o mês de maio, a ANVISA vem se pronunciando sobre novas regras para rotulagem dos alimentos. Estas regras visam facilitar a compreensão do valor nutricional e reduzir as situações que geram engano quanto à composição dos produtos. Outro ponto abordado é sobre a criação de alertas nas embalagens, destacando compostos prejudiciais à saúde, o que facilitaria na comparação feita pelos consumidores na escolha dos produtos mais saudáveis.

Um dos principais pontos criticados pela ANVISA é que o modelo atual de rotulagem dificulta o entendimento das informações pelo consumidor por problemas de identificação visual, pela deficiente educação e conhecimento nutricional. Acrescenta-se também as diversas dúvidas quanto à qualidade dos ingredientes e problemas de autenticidade das informações, além do uso de termos técnicos estranhos à maior parte da população.

Foi também aprovado o relatório preliminar sobre o tema com novas regras para a rotulagem de alimentos e que terá a contribuição da sociedade através a realização de uma Tomada Pública de Subsídio (TPS).

Por que os fabricantes querem rótulos e como eles são feitos?

Como em diversas ocasiões a rotulagem nutricional dos alimentos é utilizada para a promoção de produtos através do destaque da alimentação saudável, associando os ingredientes com a redução do risco de doenças crônicas, além de que quando se mostram todos os ingredientes em um rótulo, isso gera credibilidade do produto. Esse fato é possível graças às mudanças na mentalidade do consumidor, que busca, cada vez mais, o conhecimento dos produtos que favoreçam sua saúde, aparência e vitalidade.

Para que os produtores tenham uma melhor rotulagem, a Qualimentos Jr sempre se atualiza com as legislações mais recentes para fornecer os melhores serviços para nossos clientes. Fornecemos um pacote de rotulagem completa, com tabela nutricional e pesquisa de rotulagem específica para a regularização do produto. Além de consultarmos a legislação outros meios também são utilizados, para uma maior veracidade das informações, alguns desses são a tabela TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) e o programa DietPro.

A Tomada Pública de Subsídios (TPS) nº 1 estará aberta até o dia 9 de julho e pode ser feita pelo link: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/981335

Para saber mais informações acesse a notícia completa: http://portal.anvisa.gov.br/rss/-/asset_publisher/Zk4q6UQCj9Pn/content/id/4442085

Para acessar os documentos relacionados a essa nova proposta: http://portal.anvisa.gov.br/tomada-publica-de-subsidios