Notícias

Gestão de Estoque de Sucesso

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

A gestão de estoque refere-se ao equilíbrio entre os recursos presentes no inventário com o consumo, sendo que uma administração eficiente pode ocasionar uma diferença entre a concorrência, melhorando a qualidade e reduzindo custos. Segundo a SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o gerenciamento de estoque está relacionado com o sucesso do seu negócio e se esse ponto não for monitorado o resultado será de prejuízos para a empresa.

O que a gestão de estoque representa?

O gerenciamento de estoque é essencial no composto logístico, pois representa uma porção de 25% a 40% do capital da empresa. O fator que influencia o estado do estoque é o nível de vendas, sendo que os materiais estocados devem ser obtidos antes da execução das vendas, resultando em dois cenários distintos que podem gerar perdas no meio empresarial. O primeiro é o excesso de estoque, que se configura como a estagnação dos custos operacionais e do capital, enquanto, o outro cenário é quando o nível do estoque é baixo e isso ocasiona perdas de economia em consequência da falta de produtos.

Para encontrar o equilíbrio entre estoques e custos, é necessária uma previsão da demanda e um cálculo adequado para os diferentes tamanhos de estoque, então, para fornecer uma segurança para a empresa em casos de variações inusitadas deve-se calcular o estoque de segurança, o qual se caracteriza como uma quantidade extra de um produto para que ele não falte. Isso é muito aplicado quando existe uma variabilidade grande nas demandas e quando o lead time (tempo de entrega) é alto.

Como o gerenciamento do estoque permite que o capital investido seja minimizado, é possível que a empresa que não analise os níveis de estoque antes das compras e tenha prejuízos visíveis para a produção, manutenção e vendas. Então é necessário classificar o estoque de acordo com a curva ABC, que permite determinar o grau de importância dos itens. Consequentemente, também determinará diferentes níveis de controle com base na importância relativa desse item, giro de estoque e lucratividade.  

Curva ABC

Um artigo publicado pela Endeavor, uma organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto, ressaltou a importância da estratégia da curva ABC na gestão de estoque. Esse método prioriza os produtos com maiores níveis de vendas e faturamento, evitando gastos com itens que não precisam ser repostos imediatamente.

Curva ABC. Fonte: SCE Sistemas

Armazenamento adequado

A Resolução 216 de setembro de 2004 tem como objetivo procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação, que garantem a segurança alimentar. Uma delas é a contaminação cruzada, que ocorre quando há a transferência de microrganismos patogênicos de um alimento contaminado para outro que não esteja, mostrando a importância de que alimentos mais propensos às contaminações como ovos, frutos do mar e carne crua, sejam armazenados separadamente. Essas questões devem ser levadas em consideração ao organizar um estoque de alimentos.

A EMBRAPA disponibiliza recomendações de armazenagem, entre elas a importância do sistema PVPS (primeiro que vence primeiro que sai) para matéria-prima, produto ou embalagem. Deste modo, a disposição dos produtos deve ser de acordo com a data de fabricação, sendo que as mercadorias com validade próxima devem ser posicionadas de forma que o seu consumo seja o primeiro. Além disso, não se devem estocar alimentos próximos a produtos químicos, de higiene, de limpeza e perfumaria, com a finalidade de evitar contaminações e impregnações de odores estranhos.

Portanto, é possível concluir que os lucros são maiores na presença de uma gestão de estoque eficiente na cadeia de suprimentos. Ligado a isso deve-se pensar sobre a armazenagem ideal para cada tipo de alimentos, com a finalidade de diminuir os riscos de contaminação. Que tal colocar isso em prática na sua empresa? A consultoria da Qualimentos Jr. pode te auxiliar no gerenciamento do seu estoque e também na armazenagem correta para cada tipo de alimento. Assim, poderá evitar perdas de capital e também oferecer um serviço mais qualificado que garante a armazenagem correta dos produtos.