Notícias

A importância do transporte refrigerado de alimentos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

 

Segundo a ANVISA, alimentos perecíveis são aqueles que não são estáveis à temperatura ambiente. Por esse motivo esses produtos precisam ser mantidos resfriados em todo seu processo, incluindo o seu transporte.

Para que o transporte refrigerado seja bem executado é necessário levar em consideração diversos fatores, pois esse procedimento exige muito cuidado.

 

Boas práticas no transporte 

Para chegar na etapa de transporte é fundamental que os alimentos sejam manejados e embalados corretamente. Além disso, a RDC 216 de 15 de setembro de 2004 define que todos alimentos refrigerados devem ser transportados com a temperatura do ambiente em que estavam armazenados e os veículos devem possuir uma câmera fria, com a temperatura ideal mantida por todo o caminho percorrido.

Algumas outras exigências são que essas mercadorias geralmente devem ser colocadas em baús, a cabine do condutor deve estar isolada do lugar onde os alimentos serão acondicionados, e o transporte precisa ser específico para o tipo de produto.

Outro ponto importante, é que a carga e a descarga desses alimentos necessita ser feita de maneira rápida para não interferir em sua temperatura. Dessa forma, os funcionários responsáveis precisam estar preparados para realizar tal serviço de maneira bem eficiente.

 

Logística de entrega de mercadorias refrigeradas 

Além da utilização das boas práticas é imprescindível o gerenciamento do controle de todo esse processo. Em vista disso, uma forma de se fazer isso é pelo planejamento da rota mais curta para esse transporte. 

Ademais, é importante ter o rastreamento que faça uma conexão entre a central logística e o veículo para controlar a situação do transporte em tempo real.

Cada categoria de alimento possui uma temperatura determinada para a sua conservação, como por exemplo laticínios devem ser conservados entre 0ºC e 5ºC, e produtos pasteurizados de 0ºC a 3ºC. Então, precisa-se seguir rigorosamente a temperatura estipulada para cada produto e também respeitar as divisões indicadas para cada um. 

 

Porque é importante que o transporte de alimentos perecíveis seja sempre refrigerado?

Esse resfriamento é fundamental para a conservação desses alimentos e para que a qualidade deles seja mantida. Desse modo, garantir a segurança alimentar para o consumidor, evitar desperdício e seguir as regras impostas pela legislação. 

A ANVISA é a principal responsável por fiscalizar e regulamentar o transporte refrigerado. Assim, ela faz averiguação nos veículos para garantir que eles tem as condições necessárias para o deslocamento da carga, considerando higiene correta, estrutura do veículo, equipamentos de transporte e todo o processo de produção, o que visa promover a segurança dos produtos.

É possível notar que garantir a qualidade do alimento em seu transporte refrigerado é uma tarefa bastante complexa. A Qualimentos Jr. está a mais de 19 anos na área de alimentos e pode ajudar várias soluções como aplicar as Boas Práticas de Fabricação no seu produto alimentício! Para saber mais entre em contato pelo nosso site ou com um de nossos consultores e agende sua reunião diagnóstica gratuitamente!

 

ENTRE EM CONTATO!

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

SILVA, Marco Antônio Pereira da et al. Influência do transporte a granel na qualidade do leite cru refrigerado. 2009.

PEREIRA, VÍTOR DE FREITAS. AVALIAÇÃO DE TEMPERATURAS NO TRANSPORTE FRIGORIFICADO URBANO DE ALIMENTOS RESFRIADOS E CONGELADOS.