Os aromatizantes estão intimamente ligados ao sentido biológico do olfato, que dá aos seres humanos a capacidade de identificar muitos tipos diferentes de aromas. Além disso, são extremamente importantes para agregar valor a um produto, pois remetem a prazeres nostálgicos. Afinal, quem nunca passou na frente de uma cafeteria e sentiu o aconchego de casa ao apreciar o aroma forte do café? Ou até mesmo lembrou de uma pessoa ao sentir determinado cheiro? Bom, leia até o final que a Qualimentos Jr. te ajudará a entender mais sobre esse assunto.
O que são os aromatizantes?
De acordo com o regulamento RDC Nº 2, de 15 de janeiro de 2007, os aromatizantes são substâncias ou misturas de substâncias, englobadas em uma classe de aditivos alimentares, as quais possuem propriedades odoríferas e/ou sápidas, capazes de conferir ou intensificar o aroma e/ou sabor dos alimentos. Além disso, podem ser classificados em aromatizantes naturais ou aromatizantes sintéticos.
Os aromatizantes naturais podem ser entendidos como substâncias odoríferas ou sápidas, extraídas através de métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de produtos de origem animal ou vegetal, como os óleos essenciais e os extratos. Já os aromatizantes sintéticos são obtidos a partir de processos químicos, através de compostos quimicamente definidos, por exemplo os aromatizantes idênticos ao natural.
Porque os aromas são importantes nos alimentos e bebidas?
Os aromas possuem a capacidade de apresentar características sensoriais aos alimentos, proporcionando prazer ao ingerir um produto, já que estão diretamente ligados aos receptores de odor do sistema olfativo. Ademais, existem mais de 3.000 substâncias simples voláteis, as quais podem ser utilizadas para a composição dos mais variados aromas que existem na natureza, satisfazendo os diversos paladares.
Nas bebidas, os aromas são de extrema importância na aceitabilidade dos produtos, pois é a partir dele que o consumidor identifica o que está ingerindo, tornando as diversas bebidas únicas. Além disso, com o aroma presente, o consumidor consegue determinar se o produto é ou está bom para o consumo.
Nos refrigerantes, por exemplo, existem dois tipos de aromas, aqueles miscíveis em água e os dispersíveis em água. Os aromas miscíveis em água, possuem uma formulação que possibilita o aroma dissolver com facilidade na água, já que apresentam compostos oxigenados altamente polares em sua composição. Já os aromas dispersíveis, possuem uma característica de insolubilidade em água, pois contêm uma fase apolar em sua composição.
Relação entre análise sensorial e os aromas:
Em uma análise sensorial, são exploradas as sensações que o consumo dos alimentos proporcionam, através do tato, paladar, olfato, audição e visão. Os mesmos estão correlacionados com as questões de sabor, odor, aparência e consistência do alimento.
Sabendo disso, pode-se relacionar esse tema com os aromatizantes, já que, o aroma é a propriedade que compõe o sabor. Assim, muitas vezes, o consumidor se apoia nos aromas dos alimentos para decidir qual produto é o melhor para o seu paladar.
Vários fatores podem influenciar na volatilidade dos aromas nos alimentos, alguns desses são quando submetidos a determinados tratamentos térmicos, o material da embalagem do produto e a temperatura em que o alimento foi submetido.
Para evitar esses fatores, contate a Qualimentos Jr.! Podemos te ajudar a melhorar e a diminuir a volatilidade do aroma no seu produto, além de proporcionar nostalgia com os aromas utilizados nos alimentos, garantindo a satisfação do consumidor.