Notícias

Aditivos alimentares: entenda o que é e onde são usados!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Os aditivos alimentares são de extrema importância para a indústria alimentícia, já que eles são capazes de prolongar a vida de prateleira e deixar o alimento mais estável, isto é, mantendo seu aroma, sabor e aparência.

O que são aditivos alimentares:

A Portaria nº 540 – SVS/MS, de 27 de outubro de 1997 define que aditivo alimentar é “qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, mas com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante todo o processo produtivo e de transporte do alimento. 

 

Exemplos de aditivos alimentares:

Os aditivos alimentares podem ser utilizados de forma intencional para desempenharem funções específicas, porém também podem estar contidos nos alimentos de forma incidental, haja vista a existência de pequenas quantidades advindas de processos de produção do alimento, processamentos, armazenamento e entre outros. 

Dentro da classe dos aditivos alimentares adicionados intencionalmente, encontram-se alguns exemplos como, os conservantes, os antioxidantes, os corantes e os agentes antimicrobianos.

 

Por que os aditivos estão presentes nos alimentos?

Os aditivos alimentares podem ser fabricados em laboratórios, sendo artificiais ou encontrados na natureza, eles possuem o objetivo de manter o aroma, sabor e aparência do produto, sendo responsáveis por garantir a cor, textura, viscosidade e validade do alimento industrializado. Além disso, são capazes de impedir a oxidação e o crescimento de microrganismos no alimento, como o crescimento de bolor, mofo e outros que podem levar a intoxicações alimentares e a doenças graves. 

No Brasil, por ser um país tropical, é importante que haja conservantes nos alimentos, por exemplo, os nitritos, nitratos, ácido acético e acetatos, já que há um elevado grau de umidade e temperaturas próximas ao ótimo do desenvolvimento microbiano, o que pode acarretar na deterioração do alimento. 

 

 

Os aditivos alimentares fazem mal à saúde?

Em todo o mundo, os órgãos reguladores e governamentais testam, quantificam, analisam e legislam as quantidades de aditivos permitidas nos alimentos, mas também realizam inspeções e garantem que os aditivos adicionados aos alimentos não representem riscos para a saúde da população. 

 

Precisa de ajuda para escolher o aditivo alimentar ideal para o seu produto? Entre em contato com a Qualimentos Jr., somos uma empresa júnior especializada em engenharia de alimentos, atuamos há mais de 19 anos e podemos te ajudar com o seu produto!

 

ENTRE EM CONTATO!