A indústria de alimentos está sempre atenta à tendências e desafios do mercado consumidor, buscando se adaptar a novos cenários e às tendências de consumo. Dentre elas, destaca-se várias mudanças na alimentação infantil. O mercado de produtos infantis engloba desde brinquedos e roupas até alimentos, e é um dos que mais cresce no cenário atual, e segundo dados da agência de Inteligência Euromonitor, o mercado de produtos infantis continuou evoluindo até mesmo durante a instabilidade econômica que se seguiu no Brasil durante os últimos anos.
No entanto, o contrário ocorreu com o mercado de alimentos no geral, que voltou a crescer apenas alguns anos depois da crise. Associando a crescente evolução com o mercado infantil, com a volta do crescimento do segmento de alimentos, pode-se ter boas perspectivas para aqueles que desejam empreender ou já empreendem no setor de alimentos infantis.
Esse enorme mercado sofre grande influência dos hábitos alimentares dos adultos, tendo em vista que os mesmos possuem o poder aquisitivo e são na maior parte do tempo responsáveis pela escolha dos alimentos das crianças, por isso é importante analisar também o comportamento dos responsáveis paralelamente às tendências do público infantil. Essa ação pode ser exemplificada pela busca de uma alimentação mais saudável e natural pelos pais, devido a problemas relacionados ao excesso de peso e obesidade infantil.
Além disso, alergias típicas encontradas na infância e intolerância a produtos como leite, glúten, soja e ovos, leva os adultos a buscarem substitutos que não iriam para o carrinho de compras se os pequenos não estivessem em casa. Outro desafio desse segmento, é satisfazer ao paladar das crianças, de modo a atender cada vez mais mudanças na legislação relacionadas a quantidades máximas de açúcares, gorduras e sódio.
Pensando nisso diversas empresas vêm surgindo com linhas voltadas para a alimentação infantil, inovando de diversas formas. Temos como exemplo papinhas orgânicas e naturais, marmitas infantis e até mesmo bebidas saudáveis que substituem o tão temido refrigerante. Todos esses negócios buscam inovar no marketing, trazendo embalagens mais chamativas e coloridas ou oferecendo brindes, deixando assim seus produtos mais atraentes para o público infantil, e procurando maneiras de facilitar a aceitação de alimentos mais saudáveis pelas crianças.
Para começar esse negócio é importante estar dentro dos parâmetros estabelecidos por lei, tanto para a publicidade quanto para a composição desses produtos, visto que o público infantil é notavelmente mais sensível que os adultos. Pensando nisso a Qualimentos Jr. está preparada para auxiliar em todas as etapas necessárias para que seu negócio fature muito nesse ramo. Que tal inovar nesse mercado que só cresce? Podemos te ajudar!