Uma sociedade mais saudável
A sociedade de maneira geral tem se tornado cada vez mais complexa, alterando sua forma de alimentação e comportamento. Quadros depressivos, de cansaço, estresse e irritação são , por exemplo, fatores que aparecem com frequência em diversas pessoas. Ainda assim, a baixa incidência de doenças em alguns povos chamou a atenção para a sua dieta a base de alimentos funcionais. “Os alimentos funcionais fazem parte de uma nova visão de alimentos, inaugurada pelo Japão nos anos 80. Foi em um programa de governo com o objetivo de desenvolver alimentos saudáveis para a população, que mesmo envelhecendo apresentava grande expectativa de vida” (ANJO, 2004).
Definição
Os alimentos funcionais devem apresentar propriedades benéficas além das nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns. Ainda que sejam ingeridos em dietas habituais, devem possuir capacidade de regular funções corporais, auxiliando na proteção contra determinadas doenças (SOUZA, et al., 2003). Alimentos funcionais são todos os alimentos/bebidas que, consumidos na alimentação cotidiana, trazem benefícios fisiológicos devido à presença de ingredientes fisiologicamente saudáveis (CÂNDIDO & CAMPOS, 2005).
Legislação
O Comitê de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina da Federação Náutica de Brasília (FNB) define alimentos funcionais como qualquer alimento e/ou ingrediente que proporcione um benefício à saúde, além dos nutrientes tradicionais que eles possuem (HASLER, 1998). No Brasil, o Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), regulamentou os Alimentos Funcionais através das seguintes resoluções: ANVISA/MS 16/99; ANVISA/MS 17/99; ANVISA/MS 19/99.
O registro desse tipo de alimento deve ser realizado somente após a comprovação de propriedades funcionais ou de saúde com base no consumo recomendado pelo devido fabricante (Brasil, 1999c; Brasil 1999d; PIMENTEL, et al., 2005).
Tendência de mercado
Assim, é observável a importância destes produtos no aumento da qualidade e expectativa de vida da população, uma vez que o crescente aparecimento de doenças crônicas têm ocasionado uma preocupação por parte da população e dos órgãos públicos da saúde, com a alimentação.
De acordo com Denize Ziegler, gerente da Escola de Alimentos da Unisinos, durante uma palestra sobre inovação em alimentos para a saúde, este é um mercado que já está em crescimento desde 2010 e abrange bilhões de dólares. Ainda Segundo a especialista, é uma tendência que o alimento se aproxime cada vez mais de um “medicamento”, exaltando assim sua função preventiva.
Dessa forma, a indústria alimentícia e fabricantes possuem uma grande oportunidade na inserção destes alimentos no mercado. A inovação, nesse contexto, é um fator extremamente importante para a realização do desenvolvimento, melhoramento e/ou rotulagem do produto, aumentando assim a chance de sucesso e satisfação em ralação aos consumidores.
Quer saber mais sobre alimentos funcionais e como a Qualimentos Jr. pode te auxiliar em ralação a um possível novo produto? Entre em contato!