Notícias

Alimentos naturais estragam mais rápido: mito ou verdade?

Exemplos de alimentos naturais
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Alimentos naturais, popularmente associados a produtos sem aditivos, ainda são carregados de dúvidas por grande parcela da população, por isso a QualimentosJr irá responder uma das dúvidas mais frequentes: se esses alimentos estragam mais rápido ou não!

CONSUMO DE ALIMENTOS MAIS NATURAIS

Nos dias atuais, os consumidores prezam por uma alimentação mais saudável, prática e rápida para acompanhar o ritmo agitado do século 21, além disso eles estão mais exigentes em outros quesitos, como qualidade sensorial e segurança, e principalmente produtos sem aditivos.

Com isso surgem os desafios da conservação, uma vez que, com consumidores mais conscientes as empresas tendem a optar pela não adição de conservantes químicos. Por isso, começaram a ser inseridos no mercado uma variedade de produtos que apesar de sofrerem algum tipo de processamento, são capazes de manter a qualidade do produto fresco através de técnicas de preservação (como refrigeração, congelamento, embalagem de atmosfera modificada, etc).

Dentro dessa vertente, surgiram os alimentos minimamente processados (MP), como vegetais frescos lavados e cortados, carnes e peixes frescos, entre outros, os quais são comercializados já embalados para o conforto dos consumidores. Os alimentos MP surgiram para dar resposta a uma nova tendência de consumo  de alimentos naturais, e têm tido uma aceitação cada vez maior nos mercados mundiais.

 

COMO OS MP EVITAM ESTRAGAR?

Na produção de MPs tem-se uma diminuição da flora microbiana durante o processamento, sendo necessário uma refrigeração para prevenir o crescimento de microrganismos patogênicos.

Ademais, as técnicas de embalagem são essenciais para o aumento de vida dos alimentos. Atualmente, a melhor técnica no mercado europeu para alimentos naturais é a embalagem em atmosfera modificada (MAP), onde a atmosfera natural é substituída por uma mistura de gases (alterada para cada tipo de produto). Essa técnica preserva as características dos alimentos por mais tempo, evitando a degradação.

Os principais gases utilizados são:

  • dióxido de carbono (CO2),
  • oxigênio (O2) e 
  • nitrogênio (N2 ), misturados em diferentes proporções para se obter o melhor resultado.

 

ESTRAGAM MAIS RÁPIDO: MITO OU VERDADE?

A resposta é: MITO! A técnica de MAP na verdade tem a capacidade de estender a vida de prateleira em semanas ou mais a depender do tipo de alimentos natural. Entretanto, para que esses resultados sejam possíveis, é necessário boas práticas de higiene durante todo o percurso do produto; uma composição e proporção adequada de gás e produto na embalagem, um controle intenso da temperatura do produto, um alto controle do processo de produção, distribuição e armazenamento.

Com essa tendência cada vez mais forte nos dias de hoje, o seu produto não pode ficar por fora! Então converse com um dos nossos consultores e marque uma reunião diagnóstica para melhorar o seu produto e torná-lo um alimentos mais natural ou desenvolver um novo do zero!

ENTRE EM CONTATO!