O que são as proteínas?
Para entender a importância dos alimentos proteicos, é preciso saber o que são as proteínas. As proteínas são um conjunto de substâncias formadas por aminoácidos interligados por ligações peptídicas, sendo consideradas macromoléculas muito abundantes no organismo. Elas possuem papéis diversos no organismo, como agir na hipertrofia muscular, que é o resultado do aumento de funções celulares específicas, e na contração e relaxamento de músculos.
Por que seu consumo é essencial?
As proteínas também desempenham funções fundamentais para o corpo humano, como controlar e regular a transcrição e tradução gênicas, transporte e estoque de pequenas moléculas como o oxigênio, contração muscular, geração e transmissão do impulso nervoso, regulação hormonal e função estrutural.
As funções reconstrutoras e nutritivas das proteínas se relacionam diretamente ao exercício físico, pois atuam no tecido muscular trabalhado
proporcionando a reconstrução dos tendões micro lesionados, gerando novas células musculares que irão causar o crescimento muscular (entenda mais em: http://reservas.fcrs.edu.br/index.php/eedic/article/view/851).
Esses aminoácidos estão presentes em diversos alimentos, desde derivados de animais até em alimentos de origem vegetal. Alguns alimentos com grande concentração de proteína são por exemplo; carnes, ervilha, grão de bico, soja, semente de gergelim, queijo e ovos. Além disso, costumam ser muito utilizados na criação de snacks.
Snacks: estilo de alimento proteico em alta no mercado
Os snacks, denominados também de produtos intermediários, são produtos preparados através de secagem, expansão por meio da fritura rápida em óleo, por aquecimento com ar quente ou forno, micro-ondas, estando então prontos para o consumo. Esses tipos de snacks apresentam baixa umidade, podendo ser armazenados durante um longo período sem contaminação ou deterioração.
As barras de cereais são uma variedade de snacks, contendo cereais, amido e entre outros ingredientes que os compõe. Elas foram introduzidas no mercado há cerca de uma década como alternativa “saudável” de confeito por serem alimentos nutritivos, geralmente com alto teor de açúcar, além de também fonte de vitaminas, sais minerais, fibras, proteínas e carboidratos complexos. Inicialmente eram direcionadas ao público dos atletas, mas com o tempo ganhou espaço no mercado e se tornou um aperitivo comum do cotidiano.
Com a conscientização dos benefícios de consumir alimentos proteicos e com o cotidiano corrido da maior parte dos consumidores, os alimentos snacks se tornaram um ótimo mercado para investir. A Qualimentos Jr. pode ajudar você a desenvolver ou melhorar o seu produto para torná-lo mais proteico e atingir um novo público alvo.