Notícias

Mood Food’s: a nova tendência no ramo alimentício

Você já ouviu falar em “Mood Food’s”? É um movimento tendência que vem crescendo constantemente por parte dos consumidores.

“Mood Food’s” se enquadram em alimentos que estimulam o humor, abrindo oportunidades para indústrias de alimentos e bebidas lançarem produtos que ajudem a aumentar o bem-estar emocional.

O ritmo corrido da sociedade moderna intensificou os sintomas como ansiedade, depressão e fadiga e, nesse sentido, os consumidores estão, cada vez mais, tentando preservar cada vez mais a saúde e o bem estar.

Analogamente ao levantamento “Estilo de vida ocupado- Brasil (2017)”, no Brasil, 42% dos consumidores disseram que estão interessados em alimentos/bebidas que os ajudem a ser menos estressados.

De acordo com uma pesquisa da UFRJ, as incertezas que a pandemia nos trouxe fizeram os casos de depressão dobrarem no Brasil. As ocorrências de ansiedade e estresse também aumentaram em 80%. Esses dados e fatos trouxeram à tona uma tendência disfarçada à busca de foco, concentração, bom humor e energia. Tendência esta que também se relaciona, então, com o prazer por momentos de conforto com a comida, que é uma das tendências do movimento “mood food” e “comfort food”.

Da tendência ao bem estar

Mas por que um alimento pode provocar uma reação tão significativa no estado de humor de uma pessoa? A explicação vem da ciência: ao ingerir um alimento, os nutrientes nele contidos atuam na produção e liberação de neurotransmissores, substâncias que levam impulsos nervosos ao cérebro, órgão considerado responsável pelo estado de humor.

Há uma série de alimentos benéficos para o organismo humano, tais como os ácidos graxos essenciais ômega 3 ou 6, o bifidios ativo, o ácido oleico, o I-casei. Além disso, outros alimentos têm efeito sobre algumas substâncias do cérebro responsáveis por equilibrar os estados emocionais, como por exemplo o triptofano, que ativa a produção de serotonina. Essa última é a responsável pelas emoções e pelo humor.

Quer calma e relaxamento? Existem os shots, pensados para cada situação. Como resultado, a versão para acalmar leva em sua composição ingredientes como suco concentrado de maracujá, água de coco e aromas naturais de capim limão e camomila. Bem como, a Greenpeople lançou o suplemento CALMA, uma formulação para contribuir no combate ao estresse. São cápsulas veganas que contêm aminoácido, L-Triptofano associado ao DHA Vegetal e magnésio.

Além disso, o chocolate é o campeão na modalidade e, segundo o relatório Mintel’s Desserts & Sweets Consumption Habits – Brasil, em 2018, 34% dos consumidores escolhem sobremesas e doces para melhorar seu humor.

Mas afinal, é verdade que o chocolate ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse? A resposta é SIM! O centro de pesquisas da Nestlé, na Suíça, confirmou que o chocolate amargo, com 70% de cacau em sua composição, possui eficácia contra o stress. Por fim, o chocolate amargo 70% possui alta concentração de magnésio e diminui os sintomas da depressão.

Como a Qualimentos Jr. pode te ajudar

Essas tendências de mercado são promissoras tanto para quem gostaria de iniciar no ramo alimentício, quanto para quem já está nele e pretende inovar sua cartela de produtos. Para isso, a Qualimentos Jr oferece serviços para que você consiga integrar nessa tendência que são as “mood food’s” e desenvolver seu produto.