Notícias

EMBALAGENS DE ALIMENTOS: UMA FUNÇÃO ALÉM DA ESTÉTICA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

As embalagens possuem um papel fundamental para os alimentos, mas nem sempre foi assim: antigamente, as sociedades primitivas não tinham o hábito de estocar suas comidas e bebidas. Porém, com o passar do tempo, surgiu a necessidade de criar algo que auxiliasse no transporte e armazenamento dos alimentos.

As embalagens são fundamentais para proteger e conservar os produtos alimentícios.

Nos dias de hoje podemos observar que as embalagens conseguiram se adaptar ao modo de vida da sociedade. Antes, algo que poderia ser considerado simples agora possui uma gama de alternativas muito importantes. Dessa forma, estudos e o aperfeiçoamento de novas técnicas possibilitaram que diferentes materiais, formas e cores dominassem o mercado.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), define-se embalagens para alimentos todo o recipiente que esteja em contato direto com os alimentos, destinado a contê-los, desde a sua fabricação até a sua entrega ao consumidor, com a finalidade de protegê-los de agente externos, de alterações e de contaminações, assim como de adulterações.

É possível utilizar o mesmo tipo de embalagem para todo produto?

A resposta é não! Mesmo que hoje seja possível encontrar uma grande variedade de embalagens disponíveis nas gôndolas dos supermercados, elas não estão lá por acaso.

O mercado das embalagens de alimentos é segmentado entre os 4 materiais a seguir:

  • Papel;
  • Vidro;
  • Plástico;
  • Metal.

Pelo fato da constituição dos materiais citados acima serem diferentes, as propriedades e características dos mesmos também não serão iguais. Além disso, alguns componentes das embalagens são capazes de interagir com o alimento.

Um exemplo disso é a Coca Cola: você já teve a impressão de que essa bebida nas garrafas de vidro são “mais saborosas” do que nas de lata de alumínio ou garrafa PET? Isso ocorre porque o vidro é um material impermeável, ou seja, caso haja um sistema de fechamento adequada, não permite a troca de gases e outras substâncias no alimento.

Outro ponto importante que faz com que haja uma embalagem específica para cada alimento são as composições dos produtos. Dependendo dos componentes presentes em sua formulação, o contato com algum fator externo faz com que desencadeie uma reação no mesmo. Dessa maneira, alterações que causam a deterioração e a contaminação do alimento são geradas.

Quais são as funções das embalagens de alimentos?

Dentre as funções desempenhadas pelas embalagens, iremos citar 5 delas: a proteção, a conservação, o acesso a informação, sua praticidade e por fim, a sua estética.

A proteção está relacionada a garantir a integridade do produto contra eventuais acidentes, principalmente durante o transporte, distribuição e manuseio. Na conservação, as embalagens devem controlar os fatores externos ao alimento, atuando como uma barreira que assegure suas características, mantendo a sua qualidade. Já as informações são importantes para garantir a rastreabilidade e a transparência com o consumidor, pois é nela que estarão presentes os rótulos, ingredientes e outras informações como o modo de preparo.

Tendo em vista o ritmo acelerado da sociedade moderna, a produção de embalagens que facilitasse o seu manuseio se tornou essencial. Portanto, a praticidade proporcionada por elas também permitiu que novos tipos de embalagens fossem desenvolvidos, como as que vão ao forno e ao microondas.

Por fim, os designs presentes nas embalagens representam um grande apelo visual. Além de chamar a atenção dos consumidores, as embalagens também são responsáveis por representar a sua marca. A partir disso, é possível que o cliente também se identifique e reconheça um produto, sendo por um comercial na TV ou por um post nas redes sociais.

As principais alterações que ocorrem nos alimentos

Provenientes de fatores químicos, físicos e microbiológicos, a estabilidade dos alimentos pode ser evidenciada a partir de mudanças nas suas características organolépticas, ou seja, na sua aparência, textura, sabor e no aroma. Além disso, todas as variações contribuem para a diminuição da vida de prateleira do produto.

A seguir estão listados algumas das alterações que ocorrem em alimentos:

Oxidação de lipídeos

Quando um alimento fica exposto à luz e altas temperaturas, a estrutura presente nos ácidos graxos sofrem uma instabilidade. Além disso, a presença de oxigênio faz com que dois compostos sejam formados: os peróxidos e os hidroperóxidos. Posteriormente, tais compostos são degradados devido a sua instabilidade, gerando aromas e sabores desagradáveis.

Exemplos de alimentos que sofrem esse processo são as castanhas, azeites e óleos. Por isso, é importante a aplicabilidade de uma embalagem que proteja tais alimentos contra a luz. 

Escurecimento enzimático

Como o próprio nome já sugere, esse processo é ocorre devido a ação de uma enzima chamada polifenoloxidase (PPO). Quando uma fruta ou um vegetal sofrem alguma injúria mecânica, como a queda, corte ou esmagamento, as enzimas entram em contato com o oxigênio e os compostos fenólicos. Como consequência, há a formação de pigmentos escuros.

Por fim, dois exemplos que podem ser facilmente observados no nosso cotidiano é a banana e a maçã. Quando cortados ou descascados, ambos rapidamente sofrem o processo de escurecimento enzimático.

Absorção de umidade

Ao deixar um pacote de biscoito ou bolacha aberto, você já reparou no que acontece com o produto? Exatamente, ele “murcha”.

Isso ocorre devido as características desses alimentos, ou seja, seu aspecto crocante indica uma baixa atividade de água. Em contato com o ar ambiente, esses produtos são capazes de absorver a umidade presente ao seu redor, o que torna sua consistência mais mole.

A fim de evitar que esse processo ocorra, é importante investir em embalagens que não permitam o contato desses alimentos com o ar.

Ação Microbiana

A ação microbiana representa um grande problema para as indústrias e fabricantes de alimentos, pois são capazes de contaminar o alimento. Além disso, são capazes de veicular doenças alimentares que são prejudiciais à saúde dos consumidores.

Tal contaminação pode ocorrer em qualquer etapa do processamento de um alimento: desde o cultivo da matéria prima no campo até o armazenamento do produto final. Por isso, é de extrema importância que os setores produtores estejam atentos a todos os processos da cadeia produtiva e realizem análises microbiológicas.

Além disso, a proliferação dos microorganismos depende de fatores intrínsecos e extrínsecos, ou seja, fatores associados às características dos alimentos e ao ambiente, respectivamente.

Tendo em vista a alteração causada por microorganismos como fungos, vírus e bactérias, é de extrema importância obter uma embalagem de qualidade. Por isso, ela será a responsável por proteger o produto alimentício e garantir a eficácia dos processos empregados no alimento durante sua fabricação, como a esterilização. Caso uma embalagem esteja rasgada ou comprometida, proporcionará uma meio de contato para que a contaminação ocorra.

Leia também: Segurança dos alimentos: Como prevenir doenças transmitidas por alimentos?

Infestação de Insetos e Roedores

Do mesmo modo em que os microorganismos, a infestação de pregas e insetos também pode ser acometida em qualquer etapa de produção.

Nos estabelecimentos produtores, é de suma importância que os programas unificados contra pragas esteja em dia. A presença de tais insetos podem causar prejuízos as empresas, pelo fato de não estarem de acordo com as normas exigidas pelos órgãos de fiscalização. Além disso , podem veicular também microorganismos, gerando contaminações ao alimento.

Entretanto, tais infestações não ocorrem somente no ambiente industrial: nas próprias residências, é muito comum observarmos formigas e moscas. Outro exemplo muito comum são os carunchos em alimentos como o arroz e o macarrão, ainda não cozidos.

Por isso, ter uma embalagem que esteja perfeitamente fechada e não proporcione a entrada de tais animais auxiliam na sua conservação.

Como a Qualimentos Jr pode te ajudar?

A partir de todas as informações fornecidas acima, a escolha de uma embalagem ideal é muito importante para garantir a qualidade e excelência do seu produto. Caso você esteja com um produto em desenvolvimento e ainda não possui uma embalagem para o mesmo, a Qualimentos Jr. trabalha com soluções em embalagens!

Agende uma reunião diagnóstica gratuita com um de nossos assessores e decole o seu negócio!!

ou