Notícias

Tendências promissoras do mercado vegetariano

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
vegetariano

Segundo a pesquisa do IBOPE Inteligência, feita em abril de 2018, 14% dos brasileiros se considera vegetariana, um aumento de 75% em relação a 2012. Além disso, dados recentes do Google trends revelam que as buscas por esse tema cresceram entre 150% e 250% no ultimo ano, confirmando que essa tendência vem chamando atenção dos consumidores. Por estar ainda em ascensão, a indústria de alimentos continua acompanhando as tendências promissoras do mercado vegetariano. Abrindo assim espaço para produtos mais inovadores, tecnológicos e saudáveis.

Visando acompanhar essas tendências, cada vez mais produtos veggie são encontrados nas prateleiras dos supermercados. Até mesmo empresas conhecidas por seus produtos cárneos, como a Sadia e a Seara, estão lançando linhas de hamburguers, nuggets e salsichas totalmente vegetais. Entretanto existem alguns debates sobre a qualidade nutricional desses produtos. Por um lado, críticos acreditam que os produtos vegetarianos são nutricionalmente inferiores aos de origem animal. Por outro lado, alguns vegetarianos e veganos alegam que apenas por serem industrializados esses produtos não fazem bem a saúde.

Ambos argumentos possuem controvérsias, podendo ser verificadas ao se comparar as tabelas nutricionais dos produtos. Como por exemplo, comparando o Texas Burger da Seara feito de carne e o Incrível Burger Seara, nota-se que o Texas apresenta maiores quantidades de sódio e gordura saturada. Já o Incrível burguer possui maiores quantidades de proteínas e fibras alimentares.

Um exemplo de crítica feita por alguns consumidores vegetarianos e veganos para o Incrível burguer ser menos saudável, é a quantidade de aditivos utilizados, como corantes e conservantes. No entanto a maior parte desses atidivos é feita com os próprios vegetais. Por exemplo, o ácido ascórbico que atua como antioxidante, nada mais é que a vitamina C, componente essencial da alimentação humana. Além disso, outro ingrediente presente rótulo, que pode causar estranhamento, é a metilcelulose. Esse composto, utilizado como espessante, é uma variação da própria celulose presente em todas as plantas e vegetais. Por ser uma fibra insolúvel, ela é extremamente importante para auxiliar o bom funcionamento do sistema digestivo. Até mesmo o corante utilizado, para dar a aparência vermelha da carne, é na verdade feito com beterraba.

Logo, uma das melhores formas do consumidor ter acesso a essas informações, e fazer uma escolha melhor da sua dieta, é através da leitura do rotulo e especialmente da tabela nutricional. Essas são informações importantíssimas na embalagem dos alimentos, pois são elas que dizem se aquele produto é realmente saudável. Portanto, é através de uma boa rotulagem que um consumidor mais crítico poderá escolher entre um ou outro produto.

Pensando nisso, a sociedade vegetariana brasileira (SVB) criou um selo para amparar as empresas e os consumidores que se interessam por produtos totalmente veganos. Esse selo é importante, pois garante para o publico que o produto realmente segue a filosofia que o veganismo propõem. Segundo os dados fornecidos pela SVB a credibilidade dada por esse selo, pode ajudar no crescimento de até 55% de venda do produto certificado em relação aos que não possuem esse selo. Esse é um recurso que favorece a visibilidade de um produto que busca acompanhar todas as tendências promissoras do mercado vegetariano.

Desse modo é possível concluir que o vegetarianismo e o veganismo são setores com um alto crescimento que está apenas começando. Que tal aproveitar essa oportunidade para conquistar novos públicos? A Qualimentos Jr. pode te ajudar a obter certificados, como o oferecido pela SVB, que contribuirão para o aumento de suas vendas, e garantirão à sua marca o amparo de uma instituição renomada. Nossa consultoria também pode auxiliar na elaboração de uma tabela nutricional de qualidade, que é uma informação obrigatória pela ANVISA, além de ser importante para os consumidores.