Notícias

Clean Label: a tendência do sucesso

O conceito de “Clean Label”, no contexto da indústria de alimentos e bebidas, significa que as informações de rotulagem estão dispostas nos rótulos de forma mais simples, transparentes e compreensíveis, para que os consumidores possam entender o que o produto tem a oferecer.

O movimento “Clean Label” surge em resposta à necessidade de tornar as descrições de ingredientes mais simples e transparentes para os consumidores, ou seja, envolve a reformulação de alimentos, substituindo ingredientes menos familiares e com nomes técnicos complexos, por exemplo o uso de alguma substância artificial, por ingredientes mais simples e familiares aos consumidores, que remetem a ingredientes mais naturais e saudáveis. 

Embora não haja uma legislação específica para isso, existem três diretrizes gerais que caracterizam os produtos “Clean Label”: eles devem ser naturais, minimamente processados e ter uma lista de ingredientes curta e compreensível, com menos termos químicos, como aditivos alimentares e compostos fontes de nutrientes.

A qualidade da matéria-prima é essencial para a fabricação de alimentos seguros, e a indústria de alimentos desempenha um papel importante na redução de contaminantes a níveis aceitáveis. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regula e fiscaliza os rótulos de alimentos, exigindo a inclusão de todos os ingredientes, incluindo aditivos, nas embalagens.

O “Clean Label” vai além das tendências de consumo, impactando a segurança alimentar. Além disso, as indústrias que desejam atender às demandas dos consumidores devem fortalecer seus processos. Dessa forma, nós da Qualimentos Jr. podemos te ajudar com esses processos e na criação de um rótulo Clean Label. Somos uma empresa júnior especializada em engenharia de alimentos e atuamos há mais de 19 anos neste ramo! Quer saber mais? Entre em contato pelo link abaixo para conversar com um de nossos consultores e agendar sua reunião diagnóstica gratuitamente!

 

ENTRE EM CONTATO!