O clean Label é uma nova tendência do mercado que busca por produtos cada vez mais saudáveis e sustentáveis. Visando isso, a industria ja começou a desenvolver inovações para atender essa crescente demanda.
Apesar do pouco tempo disponível, os consumidores, que estão cada vez mais conscientes, buscam por alimentos que sejam mais saudáveis e que de alguma forma ajudem o planeta. Na intenção de suprir essa demanda de mercado, surgiu o clean label, que pode ser apesar do pouco tempo disponível, os consumidores, que estão cada vez mais conscientes, buscam por alimentos que sejam mais saudáveis e que de alguma forma ajudem o planeta. Na intenção de suprir essa demanda de mercado, surgiu o clean label, que pode ser traduzido como “rótulo limpo” e faz parte de uma nova tendência nutricional.
Ainda que a tradução se refira aos rótulos, remetendo a uma lista de ingredientes de fácil entendimento para o consumidor, o termo clean label engloba muito mais fatores como sentir o sabor verdadeiro da comida, apelo sustentável, não uso de organismos geneticamente modificado e maior preferência por orgânicos. Além disso, é importante lembrar que nos produtos desse nicho, definitivamente não serão encontrados ingredientes artificiais mas ingredientes livre de alergênicos e glúten e que sejam naturalmente ricos em nutrientes, vitaminas e minerais sem a necessidade de serem fortificados artificialmente. O anseio por produtos desse tipo é tamanho que, de acordo com a PR agency Ingredient Communications constatou-se que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar um pouco a mais por um produto verde e uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos, concluiu que os consumidores pagariam até 10% a mais por um produto com a pegada natural.
Mesmo que ainda esteja ganhando força no Brasil, o Clean label ja é um nicho consolidado em países desenvolvidos como Estados Unidos – que em 2015 movimentou cerca de US$ 150 bilhões e é previsto que movimente US$180 bilhões em 2020 – e nos países europeus, que já tiveram impacto nas grandes agroindústrias. Segundo uma pesquisa do Euromonitor Internacional, em 2016, foi avaliada uma oferta de US$ 249 bilhões, na categoria de produtos naturalmente saudáveis, e é previsto um crescimento de US$ 42 bilhões nesse nicho. Algumas empresas já começaram a aderir esse movimento no país, como por exemplo a cajueiro do Brasil, que produz “leites” vegetais e seus ingredientes consistem apenas em água e oleaginosas.
A crescente nesse ramo não significa que a indústria não enfrenta alguns desafios para manter seus padrões de qualidade, segurança alimentar e preferência do consumidor. Exemplo disso é não ser um nicho totalmente definido, fazendo com que as definições sejam subjetivas e dependentes da percepção do consumidor, como a goma carragena que foi considerada um ingrediente “banido” por ser um nome desconhecido pelo público mesmo que já tenha estudos comprovando que não faz mal à saúde. Visando contornar esses problemas, já existem soluções viáveis disponíveis no mercado tanto usando processamentos ou aditivos naturais. São exemplos dessas soluções, respectivamente, o tratamento por alta pressão hidrostática obedecendo à exigência de mínimo processamento, pelo mercado baby food; e os aromas naturais de frango e suínos que são uma alternativa natural ao glutamato monossódico, que tem a mesma função na produção do alimento.
Pensando que no mercado brasileiro, o clean label tenha grande potencial a ser explorado, visto que é um segmento em expansão e já está consolidado em outros países, as indústrias alimentícias necessitam de adequação e inovação nesse ramo. Dessa forma, pode ser necessário o auxílio de profissionais para que o seu produto esteja de acordo com as exigências dos consumidores e seja sucesso nas gôndolas dos supermercados.
E quem melhor do que a Qualimentos jr. ,uma empresa júnior especializada na área de engenharia de alimentos para te ajudar nessa? Realizando os mais diversos tipos de serviços voltados à inovação e desenvolvimento de novos produtos, temos o orgulho de contar com um escopo que atende as demandas do mercado, sempre se atentando às novidades e tendências no assunto. Entre em contato e venha fazer parte de nossa família.