O uso de alimentos transgênicos é observado em produções do mundo todo há mais de 20 anos. No Brasil, o primeiro transgênico cultivado foi a soja, no ano de 1998, e desde então essa tecnologia vem sendo utilizada em diversos outros produtos.
Diversas discussões acerca da segurança dessas plantas acontecem até os dias atuais, então vem a dúvida: alimentos transgênicos são saudáveis ou não?
Mas afinal, o que são as plantas transgênicas?
Alimentos transgênicos são aqueles produzidos a partir de organismos geneticamente modificados (OGMs), que são criados em laboratório com a finalidade de modificar suas características genéticas. Essas modificações podem incluir a inserção de genes de outras espécies para conferir determinadas características, como maior resistência a pragas, tolerância a herbicidas ou maior teor de nutrientes.
Os alimentos transgênicos são produzidos através da tecnologia de engenharia genética, que permite a manipulação do DNA de plantas, animais e outros organismos para produzir características específicas. Os alimentos transgênicos podem ser encontrados em uma ampla variedade de produtos, desde frutas e vegetais até carnes e laticínios.
Além disso, alguns queijos são produzidos com microrganismos geneticamente modificados. Atualmente, fungos e bactérias possuem sua genética modificada para que consigam produzir a substância quimosina de forma natural, possibilitando a coagulação dos laticínios.
Para a produção e comercialização de produtos transgênicos, rigorosos testes de segurança são feitos até a liberação para consumo humano. No Brasil, os produtos OGM liberados para cultivo são:
-
Milho
-
Soja
-
Algodão
-
Cana-de-açúcar
-
Eucalipto
-
Feijão
Para saber mais, todos os alimentos transgênicos liberados para uso comercial no país estão listados nos site da CTNBio.
Benefícios do uso de alimentos transgênicos
Aumento da produção
As plantas transgênicas são modificadas para serem mais resistentes a doenças, pragas e condições climáticas extremas, o que leva a um aumento da produção de alimentos. Isso pode ajudar a atender às necessidades alimentares em áreas com condições climáticas adversas e reduzir a pressão sobre a agricultura em áreas de florestas.
Redução do uso de pesticidas e herbicidas
Os transgênicos podem ser desenvolvidos para serem resistentes a certos herbicidas e pragas, o que reduz a necessidade de usar pesticidas e herbicidas. Isso pode ter um impacto positivo no meio ambiente e na saúde humana.
Melhor qualidade dos alimentos
A engenharia genética também é utilizada para melhorar a qualidade dos alimentos, como o sabor e o teor nutricional. Além disso, frutas e vegetais são modificados para serem mais duráveis e amadurecerem mais lentamente, permitindo o transporte e armazenamento por períodos longos e reduzindo perdas.
Impacto ambiental
Com sementes mais resistentes, as pulverizações se tornaram menos necessárias, assim reduzindo o consumo de água e energia.
Dessa forma, nota-se os diversos pontos positivos trazidos pelo uso dos alimentos transgênicos para a agricultura e indústria alimentícia. Ainda, é importante destacar que mesmo após 20 anos do uso dessas plantas, não é possível constatar prejuízos à saúde humana.
Se você tem interesse em desenvolver ou melhorar um produto já existente, entre em contato com a Qualimentos Jr.!
REFERÊNCIAS
CROPLIFE. O cultivo de plantas transgênicas no Brasil. 2021. Disponível em: https://croplifebrasil.org/noticias/plantas-transgenicas-no-brasil/. Acesso em: 18 abr. 2023.
SYNGENTA. Alimentos transgênicos fazem mal à saúde? Disponível em: https://www.syngenta.com.br/alimentos-transgenicos-fazem-mal-saude. Acesso em: 18 abr. 2023.