Segundo a Portaria Nº 1.428, de 26 de novembro de 1993, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) são normas de procedimentos a fim de atingir um determinado padrão de identidade e qualidade de um produto e/ou serviço na área de alimentos, incluindo-se bebidas, utensílios e materiais em contato com alimentos.
Em outras palavras, o BPF é uma das ferramentas utilizadas para se alcançar os níveis apropriados de segurança dos alimentos, além de serem obrigatórias em todos os serviços dessa área.
Por que usar o BPF na sua linha de produção?
Primeiramente, com o uso do BPF é possível evitar contaminações e acidentes no local de trabalho, os quais podem dificultar o sucesso do produto final e aumentar os custos operacionais.
Além disso, a eficácia do seu uso é comprovada mundialmente e pode ser utilizada em diversos setores, como farmacêutico, cosméticos, entre muitos outros. Países bem desenvolvidos, como EUA, Japão, China, Austrália, são alguns dos exemplos de locais que possuem a maior parte de suas linhas de produção seguindo instruções do tipo BPF.
Outro fator, já citado anteriormente, é a sua obrigatoriedade no setor de alimentos, exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Utilizando o BPF, é possível evitar multas ou até mesmo o fechamento de linhas de produção devido a fiscalização sanitária.
Benefícios do BPF
Treinamento de funcionários
Treinar novos funcionários e adaptar eles ao ambiente de trabalho e suas obrigações pode ser um desafio, mas o BPF é capaz de auxiliar nisso.
Em um manual BPF está contida todas as instruções necessárias para o aprendizado dos novos funcionários, de forma detalhada e simples de compreender, como por exemplo, o modo de se higienizar corretamente as mãos e utensílios de preparo, os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários em determinados momentos, e muitas outras instruções.
Desse modo, é possível impulsionar e agilizar o processo de aprendizado dos funcionários, acelerando seus resultados.
Redução de desperdícios
Outro benefício do manual BPF é a diminuição de desperdícios durante as etapas de produção. Isso só ocorreu pois com o BPF é possível esquematizar um sistema de ações que minimizem as taxas de erros, como por exemplo, evitando problemas nas etapas iniciais com a chegada de ingredientes e seu armazenamento.
Assim, é possível tornar a produção mais rápida e eficaz, com uma menor quantidade de produtos imperfeitos, economizando tempo e dinheiro.
Padronização e garantia de qualidade
A utilização do manual BPF implica na padronização de processos e qualidade dos produtos finais.
Para isso, são utilizados dentro dos manuais os chamados Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s), os quais contêm todas as instruções necessárias para cada operação a ser realizada.
Além disso, os POP’s também constam as informações sobre a frequência de cada operação, especificando o responsável pelo trabalho (escrevendo o cargo, nome e/ou função da pessoa).
Assim, é possível garantir que os produtos finais sejam uniformes entre si, em outras palavras: padronizados, consequentemente, evitando possíveis erros e garantindo uma boa qualidade em todos os produtos.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que a implementação do BPF pode trazer em uma linha de produção, mas se quiser saber mais um pouco do assunto de forma simples e resumida, leia esse ebook!
A Qualimentos Jr trabalha na área de alimentos há mais de 19 anos, e já finalizou e entregou diversos serviços de elaboração do manual BPF, sempre personalizados para cada cliente.