A lactose é um carboidrato presente no leite e em seus derivados, ela é responsável por dar o sabor adocicado aos produtos. Esse açúcar é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.
A intolerância à lactose acomete milhões de pessoas ao redor do mundo, apenas no Brasil, esse número ultrapassa os 2 milhões. Como esta síndrome está cada vez mais presente, diversos fabricantes estão substituindo a lactose e oferecendo produtos adequados às pessoas intolerantes.
Intolerância à lactose: o que é e sintomas
A intolerância à lactose é uma condição em que o corpo é incapaz de digerir completamente a lactose. Em um organismo normal, o carboidrato é quebrado em açúcares menores (glicose e galactose) no intestino delgado pela enzima lactase, no entanto, algumas pessoas têm deficiência de lactase, o que significa que não conseguem quebrar a lactose corretamente. Os sintomas podem variar de leves a graves e podem ocorrer imediatamente após a ingestão de produtos lácteos ou várias horas depois.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- Distensão abdominal
- Gases
- Diarréia
- Dor abdominal
- Náusea
- Cólicas abdominais
Alguns produtos lácteos, como o iogurte, são mais tolerados do que o leite em si, devido ao fato de que o leite puro apresenta maior teor de lactose em sua composição. A razão disso é que, para a fabricação do iogurte, as bactérias utilizadas se alimentam da lactose.
Produtos sem lactose
Para atender a essa demanda, muitos fabricantes de alimentos agora oferecem produtos sem lactose, que são feitos com lactase adicionada ou com ingredientes alternativos que não contêm lactose. Esses produtos são uma opção para pessoas com intolerância, permitindo que elas desfrutem dos benefícios nutricionais dos produtos lácteos sem sofrerem de desconforto gastrointestinal.
Por exemplo, no caso de produtos lácteos como leite, queijo e iogurte, a lactose pode ser removida por meio de um processo de hidrólise enzimática, que quebra a lactose em seus componentes básicos. O resultado é um produto sem lactose, que ainda contém os outros nutrientes e benefícios à saúde.
Outra opção é substituir o leite por alternativas sem lactose, como leite de amêndoa, leite de soja, leite de coco ou leite de arroz. Esses produtos são frequentemente enriquecidos com nutrientes para substituir os benefícios à saúde que seriam obtidos com produtos lácteos.
Além disso, não é recomendado excluir completamente os lácteos da dieta, visto que eles são fontes de cálcio, vitaminas e fósforo. Para consumir estes produtos sem sofrer de problemas gastrointestinais, pode-se tomar a enzima lactase vendida em cápsulas, e, em seguida, o lácteo.
É importante notar que produtos sem lactose não devem ser confundidos com produtos sem laticínios. Produtos sem laticínios não contém nenhum ingrediente derivado de laticínios, enquanto produtos sem lactose podem conter outros ingredientes lácteos, como caseína ou soro de leite. Por isso, é sempre importante verificar os rótulos dos produtos antes de comprá-los.
Confira como deve ser a rotulagem de produtos sem lactose.
Alimentos processados sem lactose
Alguns alimentos processados que contêm lactose, como pães, bolos e biscoitos, podem ser fabricados sem lactose por meio da substituição da lactose por outras formas de açúcar ou adoçantes. Além disso, muitos alimentos industrializados têm em suas embalagens a indicação “sem lactose” ou “livre de lactose”, o que facilita a identificação desses produtos nas prateleiras dos supermercados.
Chocolates zero lactose são feitos sem a adição da lactose ou com a combinação do leite + a enzima lactase. Chocolate amargo, normalmente, não leva leite em sua composição, porém alguns podem contê-lo. A razão disso é porque a lactose é também vendida como aditivo para ajudar características tecnológicas do chocolate, já que ela favorece uma boa textura e cor.
Quer desenvolver um produto sem lactose ou rotular corretamente um já existente? Chame a Qualimentos Jr.!
ENTRE EM CONTATO!
REFERÊNCIAS
ANVISA. . Brasil, Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2017/rotulagem-de-lactose-em-alimentos-tem-regra-publicada. Acesso em: 27 mar. 2023.
BATISTA, Raíssa Aparecida Borges et al. Lactose em alimentos industrializados: avaliação da disponibilidade da informação de quantidade. 2016. 10 f. Tese (Doutorado) – Curso de Nutrição, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/4Qh3Rd46QRJky4nnvqWHrPk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 mar. 2023.
ONLINE, Aditivos. Intolerância à lactose. Disponível em: https://aditivosingredientes.com/artigos/laticinios/intolerancia-a-lactose. Acesso em: 26 mar. 2023.
SAUDE, Biblioteca Virtual em. Intolerância à lactose. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/intolerancia-a-lactose/. Acesso em: 26 mar. 2023.