Notícias

Estoque de produtos alimentícios

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

A gestão de estoque tem a função de gerenciar compra, armazenamento e entrega, tendo o monitoramento em todo o ciclo da mercadoria. O seu gerenciamento é fundamental na venda de um produto, para que o negócio obtenha lucro e evite ter prejuízos. Quando trata-se de alimentos isso se torna ainda mais necessário principalmente por eles possuírem prazo de validade.

 

Armazenamento em serviços de alimentos 

A Vigilância Sanitária estabelece na RDC 216 de Setembro de 2004 que a área de estoque deve ser entre o local de recebimento e preparo dos alimentos, e precisa estar sempre separado de produtos químicos. Além disso, todos os alimentos precisam ser colocados em prateleiras ou paletes higienizados sem que haja nenhum contato com o chão, isso tudo em conjunto com as demais Boas Práticas de Fabricação (BPF’s).

Em vista disso, é importante destacar que cada tipo de produto tem a forma correta de ser armazenado, podendo variar de acordo com a embalagem, estado físico, ingrediente, entre outros.

 

Gerenciamento de um estoque eficiente

Para se ter o estocagem adequado o primeiro passo é manter os produtos dentro da data de validade, para isso seja efetivo é necessário ter o controle de todas informações do alimento comercializado, entre elas a composição de cada um.

Leia também sobre Shelf Life

Outro ponto importante é pensar na quantidade de acordo com a demanda dos clientes. Uma forma de realizar isso é pelo cálculo estatísticas de venda de cada mercadoria e pela execução de relatório do que foi vendido. Dessa forma, é possível antecipar futuras demandas.

Assim, deve-se ter o regime de entrada e saída para organização da movimentação do estoque, com esse objetivo pode-se criar uma tabela ou planilha padronizada para este fim.

 

Métodos de otimização do estoque

Uma das ferramentas utilizadas para otimizar o estoque é a curva ABC, seu objetivo é classificar os itens de estoque conforme sua relevância, o que facilita a priorização de acordo com o que a empresa precisa. Outro método é o inventário físico, como uma maneira de controlar a quantidade de mercadorias no estoque e constatar as divergências entre o estoque físico e o contábil, com isso evitar compras desnecessárias, balanços fiscais divergentes e o não suporte as demandas.

Como solucionar o seu problema de estoque?

Primeiramente é importante fazer um mapeamento de estoque para encontrar a fonte do problema. Entre as causas podem estar a validade vencida, o armazenamento incorreto, ou produto já veio danificado do fornecedor, por exemplo. Desse modo, encontra-se uma solução focada no obstáculo central, criando um plano de ação específico. Logo, pode-se evitar grandes prejuízos seja no faturamento ou em desperdícios.

 

E como podemos te ajudar?

A Qualimentos Jr trabalha na área de alimentos há mais de 19 anos, e pode te ajudar a gerenciar o seu estoque com estudos de prazo de validade, criação de manual de Boas Práticas de Fabricação e muito mais.

 

ENTRE EM CONTATO!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

MINISTÉRIO DA SÁUDE. Resolução nº 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.. Resolução N° 216, de 15 de Setembro de 2004. Brasil.

MEDEIROS, Maria Clara Araújo de. GESTÃO DE ESTOQUE NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2020. 16 f. Tese (Doutorado) – Curso de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Ufrn, Natal – Rn, 2020.

HIGUCHI, AGNALDO KEITI. A previsão de demanda de produtos alimentícios perecíveis: três estudos de caso. REA-Revista Eletrônica de Administração, v. 5, n. 2, 2006.

SOUSA, Diego Camilo Ferreira et al. Utilização de ferramentas gerenciais para o controle de estoques: Um estudo de caso de uma empresa do setor alimentício. Gestão. org, v. 15, n. 2, p. 546-563, 2017.