Notícias

Gorduras trans: por trás da norma

Você sabia que existe uma norma para a utilização das gorduras trans industrializadas em alimentos?

O que são gorduras trans?

A gordura trans é um tipo de lipídio que, na indústria de alimentos, é formada a partir da hidrogenação do óleo vegetal; transformando-o em gordura sólida. Ela possui maior ponto de fusão, tornando-se uma vantagem no que se refere a sua utilização e as vantagens que ele traz. Elas são então utilizadas para melhorar a consistência do alimento e aumentar a vida de prateleira.

A norma por trás

A RDC 332/2019 tem como objetivo proteger a saúde pública; uma vez que o consumo da gordura trans é prejudicial à saúde e está associado a diversos tipos de doenças.

Ela se aplica a todos os tipos de alimentos, incluindo bebidas, ingredientes e aditivos alimentares, limitando a quantidade de gordura trans nos mesmos de 2g por 100g de gordura total.

De acordo com a RDC, até 1º de julho de 2021, a quantidade de gordura trans industrial em óleos refinados não pode exceder o limite citado anteriormente. De 1º de julho de 2021 até 1º de janeiro de 2023, todos os produtos destinados ao consumidor final e aos serviços de alimentação precisam estar dentro do  limite de 2g por 100g de gordura total.

Por fim, a partir de 1º de janeiro de 2023, ficam proibidos a produção, a importação e o uso de óleos e gorduras parcialmente hidrogenados para o uso em alimentos. 

Contudo, com as novas alterações definidas pela RDC nº514, de 28 de maio de 2021, óleos refinados com quantidades de gordura trans acima do limite máximo, e que foram fabricados até 30 de junho de 2021 podem ser comercializados dentro do prazo final de validade do produto. E, ao fim estoque, não poderão mais ser comercializados com teores acima do estipulado.

Além disso, alimentos industrializados que foram fabricados até  30 de junho de 2021 poderão ser vendidos até o final do seu prazo de validade; mesmo que possuam níveis de gordura trans acima do permitido. Porém, essa comercialização só será permitida até 31 de dezembro de 2022, mesmo que os produtos ainda estejam dentro do seu prazo de validade.

Como podemos ajudar?

Com essas novas mudanças na legislação, é importante que as indústrias de alimentos comecem a adaptar seus produtos para atender essas novas exigências; deixando seus produtos dentro do que foi estabelecido, para não ter nenhuma complicação no futuro. A Qualimentos Jr. oferece serviços que ajudam a deixar seu produto dentro dessa e de diversas outras normas para que seu produto possa ser comercializado de forma legal.