A segurança do consumidor é uma preocupação constante, pois, a diversos momentos os alimentos podem estar correndo perigos microbiológicos constantes, podendo causar sérios problemas para a saúde da população. Entenda um pouco mais sobre esses riscos hoje com a Qualimentos Jr. e saiba quais são as melhores formas de preveni-los!
Os perigos microbiológicos encontrados em embalagens alimentícias são microrganismos, como bactérias patogênicas e bolores que podem causar doenças ou intoxicações alimentares quando presentes em níveis inadequados nos alimentos. Esses organismos microscópicos podem se proliferar e se multiplicar nas embalagens, principalmente quando as condições de higiene não são adequadas.
As principais bactérias patogênicas que geralmente são encontradas nas embalagens são, por exemplo, a Salmonella, a Escherichia coli (E. coli) e a Listeria monocytogenes. Caso esses microrganismos estejam presentes nas embalagens de alimentos em níveis elevados, trará grandes perigos microbiológicos e poderá ocasionar uma grave contaminação e intoxicações alimentares nos consumidores.
Já os bolores, podem aparecer nas embalagens que estejam armazenadas de forma inadequada ou até mesmo se estiverem seladas de forma incorreta devido ao excesso de umidade ou atividade de água do alimento. Pois, os esporos dos bolores irão contaminar o alimento e deteriorá-lo, produzindo toxinas prejudiciais para a saúde humana.
A melhor forma de prevenir as contaminações e perigos microbiológicos em embalagens alimentícias é cumprindo as normas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Isto é, mantendo o ambiente de trabalho sempre limpo, realizando a limpeza adequada dos equipamentos, dos locais de armazenamento e dos veículos de transportes, e mantendo sempre as Boas Práticas de Fabricação (BPF), com todas as normas adequadas de higienização para os funcionários.
Além disso, as indústrias alimentícias que compram de forma terceirizada as embalagens de seus produtos, devem estar sempre atentos e exigindo relatórios de análises microbiológicas de seus fornecedores, para evitar ao máximo futuros problemas de contaminações, já que esses fabricantes possuem a responsabilidade de garantir condições higiênicas durante todo o processo de fabricação.
A segurança do consumidor é uma preocupação constante, assim, as indústrias de alimentos estão sempre inovando para que não haja problemas microbiológicos nas embalagens alimentícias, fornecendo produtos seguros e de qualidade a todos, porém, deve-se ter muita atenção a todo tempo para sempre se prevenir das contaminações.
Gostou do nosso conteúdo e precisa de ajuda com o seu produto? Entre em contato conosco! Somos uma empresa júnior especializada em engenharia de alimentos e atuamos há mais de 19 anos neste ramo! Quer saber mais? Entre em contato pelo link abaixo para conversar com um de nossos consultores e agendar sua reunião diagnóstica gratuitamente!