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Rotulagem e sua importância no mercado

Duas embalagens de produto de rotulagem diferente
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O rótulo é um meio que liga o produto ao consumidor, mostrando sua identidade através de informações cruciais e claras, determinando se o cliente comprará o seu produto e posteriormente consumi-lo, no Brasil a rotulagem é obrigatória desde 2001, com objetivo facilitar escolhas mais saudáveis, ela também faz parte da Política Nacional de Alimentação para a redução dos índices de sobrepeso, obesidade e doenças crônico degenerativas associadas aos hábitos alimentares da população, regulamentada pela ANVISA .

Para criar um rótulo não basta apenas deixar visualmente mais atrativo para o cliente, pelo contrário, deve ser seguido uma legislação estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a qual determina as informações que devem conter nos rótulos, como o prazo de validade, a lista de ingredientes e informações nutricionais. Além disso, alguns alimentos possuem outros detalhes adicionais devido ao processamento nos quais são submetidos ou aos ingredientes utilizados, por isso é necessário informar ao cliente se contém possíveis alergênicos, origem do alimento (vegetal, animal) ou até mesmo se são orgânicos.

Porém, mesmo que a ANVISA regule a rotulagem nutricional dos alimentos há algumas exceções que estão fora do propósito da norma como as bebidas alcoólicas, aditivos alimentares, especiarias, vinagres, sal de cozinha, entre outros. Também não está inclusa a rotulagem nutricional de alimentos preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais, como sobremesas, mousse, pudim e salada de frutas. A lista inclui, ainda, produtos fracionados nos pontos de venda a varejo como queijos, salame, presunto, além de frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados.

Apesar de existirem tantas regulamentações, a maior parte da população não compreende a maioria das informações contidas nos rótulos, tendo em vista que os mesmos apresentam os ingredientes e as quantidades dos mesmos por porção de uma maneira que torna quase impossível para um consumidor que não tenha conhecimento do assunto entender quais ingredientes podem ser ruins para a sua saúde ou se o produto apresenta uma quantidade muito grande de algum ingrediente e fazer tal comparativo. Por essa razão, muitas empresas e até mesmo a ANVISA vem discutindo formas de facilitar a compreensão dos rótulos.

Apesar de ser um assunto ainda estudado e que pode não parecer tão relevante quanto a qualidade que seu produto oferece, estar de acordo com as regras vigentes de rotulagem pode abrir muitas portas para vender seu produto, expandindo sua marca e conquistando novos clientes a partir da venda em mercados maiores e mais exigentes.

A grande dificuldade desse setor é que, com o público cada vez mais atento aos rótulos e preocupados com sua saúde e bem estar, um mínimo detalhe no seu rótulo pode alavancar suas vendas, ou prejudicá-las de modo grave, por isso é importante estar sempre em dia com as alterações impostas pela ANVISA.

A Qualimentos Jr. tem experiência em se comunicar com os clientes, e está sempre atenta ás regras e legislações atualizadas e pode proporcionar, o upgrade que seu produto precisa para ter maior sucesso no mercado, quer ter a rotulagem correta do seu produto? Clique no botão abaixo e contate nossos vendedores!

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