Grandes redes de mercados e donos de pequenos negócios sempre buscam aumentar a demanda por suas mercadorias, na área de alimentos não é diferente. Contudo, uma alta demanda ocasiona uma maior produção, o que pode afetar a qualidade final do produto. Para evitar tais transtornos, se faz necessário o uso de estudos nos alimentos para garantir sua qualidade, como a análise de vida de prateleira.
O que é shelf life?
Antes de mais nada, Shelf life pode ser traduzida como “vida de prateleira” e busca determinar o tempo de vida útil dos alimentos com base nas suas características físico-químicas. Nesse tipo de análise é observado se o alimento passou por algum tipo de transformação (seja ela microbiológica, sensorial ou físico-química) durante um determinado período para estimar seu prazo de validade e se há necessidade de realizar modificações nas formulações dos alimentos, em seu armazenamento e nos cuidados para sua preparação.
O que exatamente é estudado por essa análise de vida de prateleira?
São avaliados todas as etapas e fatores que influenciam na shelf life do alimento, como:
- composição do alimento;
- materiais e métodos utilizados no processamento;
- ambiente de processamento;
- condições de higiene, temperatura, tempo e umidade relativa durante as etapas de armazenamento e transporte;
- materiais e métodos de embalagem, entre outros.
Todas essas etapas de análise são essenciais para avaliar as possíveis interações que podem afetar em alterações sensoriais, novas reações físico-químicas e possíveis crescimentos microbianos.
Qual a relação entre shelf life e análise sensorial?
Primeiramente, as características sensoriais, tais como sabor e odor, são elementos que possuem grande influência na aceitação de um alimento pelo consumidor. Entretanto, como dito anteriormente, as etapas de produção, os métodos utilizados, o material de embalagem entre muitos outros afetam na vida útil do produto, consequentemente alterando o sensorial.
Dessa forma, em alguns casos é recomendado realizar uma análise sensorial juntamente com o estudo do shelf life para ser possível coletar informações sobre tais alterações sensoriais (como mudanças na textura, odor, sabor, cor, maciez, entre outros).
Quanto tempo leva o estudo de vida de prateleira?
Para se realizar uma análise de vida de prateleira completa e válida, é necessário um estudo com tempo de médio a longo prazo, pois envolve o prazo de validade de cada alimento, portanto, para que ocorra um diagnóstico completo sobre a shelf life podem ser necessários alguns meses.
Por que é importante determinar o shelf life?
A determinação da vida de prateleira de um alimento vai muito além de apenas descobrir um prazo de validade para o produto, envolve entender quais etapas podem estar afetando o desempenho do produto, como melhorá-las, compreender o porque podem ocorrer reações microbiológicas e físico-químicas, quando começam e quando acabam, entre outros.
Alguns estudiosos apontam etapas a serem seguidas durante o estudo do shelf life, tais como:
- Identificação dos fatores que afetam a vida-de-prateleira;
- Planejamento do estudo de vida-de-prateleira;
- Testes a serem realizados;
- Realização dos ensaios;
- Determinação da vida-de-prateleira;
- Monitoramento.
Para saber mais leia: Manual para determinação da vida de prateleira de produtos alimentícios.
A Qualimentos Jr. oferece soluções para quem busca aumentar a vida de prateleira de seus produtos, utilizando aditivos naturais ou sintéticos, seguindo etapas personalizadas para cada produto. Também realizamos o melhoramento, análise sensorial e pesquisa sobre qual a melhor embalagem que pode garantir a maior vida útil possível para o seu produto, além do estudo de vida de vida de prateleira dele.