Na sociedade industrial moderna, a rotina alimentar diária de um indivíduo pode ser dividida e classificada entre refeições e snacks. O termo “refeição” se refere aos 3 momentos principais da alimentação em um dia, sendo eles, o café da manhã, almoço e jantar. Já os “snacks”, – traduzido para o português “lanches” – são os demais alimentos e bebidas consumidos fora do contexto dessas 3 refeições principais.
Os problemas que os consumidores atuais têm encontrado na indústria dos snacks
A indústria dos snacks possui um grande mercado consumidor, uma vez que o número de lanches que são comidos durante o dia aumentou nas últimas décadas. Frequentemente, esse crescimento é considerado uma das mudanças no padrão alimentar que tem contribuído para o aumento da prevalência de obesidade. Isso acontece por diversos motivos, sendo um deles o fato de que a ingestão de energia aumentou com o aumento da frequência de lanches, pois a maioria dos snacks industrializados possui uma alta densidade energética, como os biscoitos, sorvetes, bolos e tortas, que possuem em média cerca de 1.500-2000kJ/100g. Como resultado, surge o dilema: as pessoas compensam a ingestão após o consumo desses snacks ou não?
Nesse sentido, além da ingestão energética, outro motivo seria a qualidade em que esses lanches trariam para a saúde do consumidor, ou seja, muitos dos snacks consumidos atualmente possuem um alto teor calórico, baixa quantidade de micronutrientes (como vitaminas C, A, E e D; e cálcio, potássio, ferro e magnésio), além de contribuir para o aumento do colesterol. Entretanto, são esses lanches que grande parte dos consumidores apreciam; por trazerem um bom gosto e desejo momentâneo ao serem ingeridos.
Por outro lado, há um público cada vez mais preocupado com a saúde e o bem-estar, e em detrimento disso, acabam optando por lanches mais saudáveis, mas que não trazem o mesmo prazer que snacks mais calóricos proporcionam. Dessa forma, a partir do engajamento dos seus consumidores, a indústria dos snacks encontra desafios para a elaboração de produtos inovadores que tragam uma melhor qualidade nutricional, que também sejam atrativos por serem saborosos atribuindo sensações boas para quem o consome.
A tendência de snacks saudáveis
Muitos snacks são ingeridos quando as pessoas não estão com fome, então a busca por uma boa nutrição atrelada ao sabor do alimento, impulsiona consumidores a procurar por produtos diferenciados, com ingredientes naturais e que agreguem um valor nutricional ao serem consumidos.
Pensando nisso, é possível que muitos alimentos já existentes possam ser modificados para atender esse público-alvo que vem aumentando cada vez mais, ou até mesmo, a criação a partir da inovação de produtos diferenciados que tenham como objetivo serem práticos para serem consumidos em qualquer lugar a qualquer hora, que tragam uma qualidade nutricional maior e que sejam saborosos.
O que já foi feito
Produtos como a da marca Mãe Terra são um bom exemplo disso. Seus alimentos são focados em produtos naturais e orgânicos, e sua linha de snacks acompanha a tendência de serem integrais; multigrãos; fit com biscoitos; chips; barrinhas de cerais e etc.
Demais produtos de outras marcas também atendem esse público-alvo com: chips de bata doce; mix de frutas secas; mix de castanhas; palitos de legumes assados etc. Ou seja, é possível observar que esse mercado não é tão restrito quanto parece ser, existem muitas possibilidades atuais e várias que ainda também possam surgir com a inovação. E afinal, quem melhor que a Qualimentos Júnior para te ajudar nesse processo?
É importante pontuar que mesmo os snacks mais saudáveis, se ingeridos em grandes quantidades, podem ser prejudiciais à saúde. Desse modo, devem ser consumidos com moderação e jamais substituindo refeições.
Como a Qualimentos Jr. pode te ajudar
Em síntese, a Qualimentos Júnior, uma Empresa Júnior especializada na área de engenharia de alimentos, pode oferecer serviços de desenvolvimento para a área da inovação; melhoramento para quem deseja manter as características básicas do produto, porém fazendo substituições em sua formulação com o intuito de deixa-lo mais saudável; ou até mesmo, de adaptações até criação de embalagens que tornem o produto mais atrativo visualmente, tornando-o portanto, prático para ser consumido em qualquer lugar.