O coronavírus é uma doença infecciosa causada por um vírus recém-descoberto que vem impactando o mundo desde o início de 2020. O vírus provocou um grande número de mortos e infectados e também a crise econômica. Ao todo já foram registrados mais de 8 milhões de casos e 440 mil mortes com os números crescendo cada vez mais. O vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies. Portanto é necessário tomar todos os cuidados possíveis em relação a higiene e evitar ao máximo toda forma de contato físico.
Como o coronavírus afeta a economia?
A pandemia levou diversos países entrarem em recesso, provocando uma grande crise econômica, já que foi obrigatório a paralisação das atividades econômicas de todo o mundo. Segundo o site G1, a pandemia de coronavírus vai levar a economia mundial a registrar em 2020 o pior desempenho desde a Grande Depressão de 1929, segundo relatório do FMI. O órgão passou a estimar que o PIB global deve recuar 3% neste ano, e a previsão é que a economia mundial não se recupere tão cedo, “Provavelmente a maioria das economias demorará de dois a três anos para voltar aos níveis de produção que tinha antes da epidemia”, diz a consultoria IHS Markit.
Como a economia do país é afetada?
Já o Brasil apresenta dados ainda mais alarmantes, de acordo com o jornal Gazeta do povo, as contas públicas, já no vermelho desde 2014, podem fechar o ano com um rombo de R$ 877,8 bilhões apenas no governo central, conforme cálculos da Instituição Fiscal Independente (IFI). Além disso dados do Bank of America (BofA) preveem que o PIB brasileiro deve cair 7,7% por conta da epidemia, fazendo com que o Brasil sofra a pior recessão de toda sua história. Todos esses dados culminam em um enorme crescimento no número de desempregados no país, um dado evidenciado pelo número de seguros-desemprego em abril, que aumentou 39% em relação a março de 2020, segundo o Ministério da Economia.
Pesquisas apontam que os mais afetados serão bares e restaurantes, 40% deles já a ponto de serem fechados. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirma que há quebras de até 70% do faturamento em restaurantes em presente atividade no país, e que mais de 3 milhões de profissionais que trabalham no ramo podem perder seus empregos. Assim, o comércio tem que se reinventar durante a crise e buscar alternativas que os ajudem a se manter. De acordo com o site Economia, mesmo que retomem suas atividades, a maior preocupação do setor barista é com o comportamento dos consumidores. Os empresários temem a diminuição na quantidade de encomendas por medo da transmissão vírus através dos alimentos, e se perguntam se seria possível salvar seu negócio do coronavírus.
Como manter seu negócio aquecido apesar do coronavírus
Apesar das dificuldades enfrentadas durante esse período, existem maneiras de não deixar que seu estabelecimento deixe de funcionar. Um dos principais pontos para aumentar as vendas é investir em marketing digital, melhorando sua comunicação e presença nas redes sociais, aproximando sua empresa do cliente e gerando mais confiança. Foque nos serviços de delivery, facilite a forma de pagamento (lembrando-se sempre da limpeza da máquina de cartão) e busque se destacar nas plataformas de entrega. Apesar de tudo isso é importante mostrar para o que você está fazendo para evitar contaminações através de postagens na redes sociais, garantindo a segurança do cliente e também de seus funcionários.
Para manter seus funcionários e alimentos seguros é necessário tomar alguns cuidados extremamente necessários, entre elas
- Definir uma distância mínima entre as pessoas
- Higienização da área de trabalho
- Reorganizar os horários para que haja menos funcionários trabalhando
- Manter circulação de ar natural
- Disponibilizar álcool em gel
- Reforçar medidas básicas de higiene.
Além disso é necessário tomar alguns cuidados na manipulação dos próprios alimentos. A ANVISA recomendou algumas dicas como:
- Evitar conversar na área da cozinha
- Higienizar bem as mãos
- Cozinhar bem os alimentos
- Dar mais atenção a higienização de utensílios que entrarem em contato com alimentos crus.
Todas essas informações estão presentes em um ebook totalmente gratuito oferecido pela Qualimentos Jr. Nesse ebook você vai encontrar diversas dicas sobre como manter o seu negócio aquecido durante essa epidemia. Além disso a qualimentos também disponibilizou diversos textos sobre o COVID-19, trazendo informações que podem auxiliar a melhorar sua economia durante a crise.
Como a Qualimentos Jr. pode te auxiliar?
A Qualimentos é uma empresa sem fins lucrativos, vinculada à USP, e durante essa epidemia está fazendo o máximo para auxiliar pequenos e médios negócios a superar a crise.
Pensando nisso passamos a disponibilizar em nossas redes sociais textos, dicas, notícias e até mesmo desmentindo algumas fake news que estão sendo espalhadas nesse momento de fragilidade.
Oferecemos serviços e soluções que podem te salvar dos problemas nessa quarentena, como por exemplo: Manuais de Boas Práticas de Fabricação (BPF), que ajuda na higienização, segurança e qualidade do seu espaço de trabalho e seu produto. Também oferecemos a Analise de Embalagem, a melhor maneira de enviar seu produto com a maior segurança. E claro, Melhoria de Produto, para deixar seu produto melhor e mais preparado para esse período.
A empresa também criou alguns itens pensados especialmente para auxiliar seu negócio durante a epidemia, como: Reaproveitamento de resíduos, que o auxilia o seu negócio a não desperdiçar sua matéria-prima e aproveitar todos os resíduos provenientes da sua produção. Outro item é a análise de armazenamento e gerenciamento de estoque, que são formas de controlar o quanto é realmente necessário produzir e como é melhor armazenar seu produto para que não haja desperdício, aumentando seu lucro.
Quer saber mais sobre nossos serviços e saber o que a Quali pode oferecer para a sua empresa? Acesse nosso site ou entre em contato e marque uma reunião diagnóstico totalmente gratuita, estaremos sempre disponíveis para os auxiliar da melhor forma possível.