Você já reparou nos selos presentes nas embalagens de alimentos? Todos os produtos alimentícios apresentam selos de qualidade e certificação que nos ajudam a compreender informações de segurança e qualidade, desde a sua produção até a distribuição. Venha entender o que eles são e sua importância!
O que são os selos de qualidade e certificação?
Os selos de certificação tem como objetivo mostrar, de forma direta, as especificações e origem do produto. Através deles pode-se avaliar alguns critérios dos alimentos, como a classificação de orgânicos, veganos, gluten free, livres de transgênicos, entre diversas outras características.
Para a obtenção de um selo de qualidade, as empresas são avaliadas por entidades nacionais ou internacionais, e passam por uma rigorosa inspeção. As etapas de produção, armazenamento e distribuição são monitoradas e, caso a empresa não cumpra com algum requisito, a mesma deve solucionar o problema para que haja a correta emissão da certificação.
Exemplos de selos
Produtos orgânicos
Alimentos livres de transgênicos, agrotóxicos e que apresentam uma cadeia de produção sem prejuízos ao meio ambiente recebem o selo de orgânicos. A organização responsável por inspecionar estes produtos é o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Veganos
Para este selo, existem diversas entidades que realizam a emissão, sendo a mais comum a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Para isso, o produto deve ser totalmente ausente de insumos e teste animal.
Gluten free
Devido ao grande número de pessoas celíacas, foi criado um selo para garantir que o alimento não apresente glúten em sua composição. Para obter o certificado, a Gluten-Free Certification Organization (GFCO) estabelece limites de tolerância para a proteína e realiza inspeções regulares a fim de identificar possível contaminação cruzada.
SIF, SIE e SIM
Estes selos de qualidade obrigatórios são responsáveis pela fiscalização da produção e condições sanitárias de produtos de origem animal e vegetal. Cada um deles abrange um território, sendo: Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Um novo selo implementado foi o ARTE, em que ele regulariza os produtos artesanais de origem animal. A Lei nº 13.680, de 14 de junho de 2018, é responsável pela fiscalização e identificação destes produtos.
Importância dos selos de certificação
A adoção de certificados traz vantagens para os consumidores e fabricantes. Aos consumidores, o uso de selos garante a segurança e qualidade do alimento, bem como suas singularidades e atributos, destacando a sustentabilidade, normas, origem e níveis qualitativos.
Leia nosso texto para saber outras formas de agregar valor ao seu produto!
Os produtores são beneficiados através da valorização de seus produtos. Os selos permitem agregar valor e gerar maior reconhecimento e segurança por parte dos compradores, dessa forma, é possível expandir seus mercados e alcançar maior relevância.
Você tem um produto e gostaria de melhorá-lo ou realizar uma rotulagem correta? Entre em contato cum a Qualimentos Jr.!
REFERÊNCIAS
DEPUTADOS, Câmara dos. Legislação Informatizada – LEI Nº 13.680, DE 14 DE JUNHO DE 2018 – Publicação Original. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13680-14-junho-2018-786861-publicacaooriginal-155848-pl.html. Acesso em: 3 maio 2023.
EJEQ. Conheça os selos de certificação de alimentos que podem impulsionar o seu negócio. Disponível em: https://www.ejeq.com.br/selos-de-certificacao/. Acesso em: 3 maio 2023.
EMBRAPA. Selos Distintivos de Qualidade e Origem. Disponível em: https://www.embrapa.br/alimentos-e-territorios/areas-de-atuacao/selos-distintivos-de-qualidade-e-origem. Acesso em: 3 maio 2023.