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Como agregar valor ao seu produto alimentício?

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Os produtos alimentícios são indispensáveis no dia a dia dos consumidores, dado que o fluxo desse mercado está em constante movimento para atender a demanda da população. Em vista disso, existem formas de agregar valor a sua mercadoria para que ela se torne bem mais lucrativa.

Antes de tudo, para valorizar um produto é fundamental analisá-lo e identificar quais características podem ser melhoradas como aparência, fatores físicos, químicos, sensoriais, entre outros. Dessa forma, é importante investir no diferencial para que o cliente escolha o seu produto ao invés dos concorrentes.

 

Formas de valorizar o seu produto

Uma das maneiras de aprimorar o lucro é por meio de embalagens, elas podem oferecer uma identidade visual para a marca. Além disso, sua qualidade pode ser fator determinante para uma maior conservação, armazenamento e segurança do alimento. Então, quanto mais eficiente ela for maior será margem de lucro agregado ao produto. 

Leia também sobre como saber qual a embalagem correta para o seu produto.

Outro modo de atingir esse objetivo é elevando a qualidade sensorial do alimento, ou seja, o aroma, sabor e textura. Para que isso seja feito é preciso a  análise da composição do produto, ver quais ingredientes são adequados, avaliar a necessidade de aditivos e quais são mais indicados. Nesta etapa é indicado serem feitos testes para avaliar o melhor jeito de se produzir o alimento.

Leia também sobre a importância dos aromatizantes nos alimentos.

A vida de prateleira do produto também possui enorme influência em sua venda, o que muitas vezes pode ter ligação às características sensoriais e embalagem. Um maior tempo de conservação dos alimentos tem significativa contribuição para agregar valor a eles.

 

Como identificar qual mudança agregará valor ao produto?

Para acertar na valorização do produto é fundamental conhecer seu público alvo, quais aspectos trazem a satisfação desses clientes e quais não, o que eles desejariam em relação à sua mercadoria. Diante dessa ideia, é importante estar por dentro das inovações do mercado, e sobre o que está sendo mais consumido. Portanto, conhecer as necessidades dos consumidores é formar eficaz para se encontrar um foco que trará maior faturamento para seu negócio.

 

Afinal, como colocar isso em prática no seu negócio?

É importante fazer um mapeamento de fluxo de valor, que consiste analisar o estado atual em que a empresa se encontra e identificar o que realmente irá agregar valor para o público alvo, assim conseguir novos clientes e manter aqueles que a empresa já possui. A partir disso, planejar as mudanças para realização dessas tarefas de forma otimizada. 

Assim, pode-se elaborar testes estatísticos para saber o que atrai mais os clientes em relação ao custo benefício da empresa. Alguns estudos constatam que os grande parte dos consumidores estão dispostos para mais caro em produtos alimentícios que possuem o diferencial em que empresa passa a credibilidade e comprova a segurança. 

 

E como podemos te ajudar?

A Qualimentos Jr. trabalha a mais de 19 anos na área de alimentos e pode te auxiliar desenvolver e melhorar o seu produto. Para ter mais informações entre em contato pelo nosso site ou com um de nossos consultores e agende sua reunião diagnóstica gratuitamente!

 

 

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REFERÊNCIAS

 

BRANDÃO, Fernanda Scharnberg et al. Confiança e agregação de valor em carnes com indicação geográfica. Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia, v. 64, p. 458-464, 2012.

 

ESTRELA, Belmonte Amado Rosa Cavalcante–Cerâmica; CUNHA–SEBRAE, Jhonny Afonso; SANTO ANTÔNIO, Edgard Más–Cerâmica. Agregar valor ao produto (VA).

 

JORGE, Neuza. Embalagens para alimentos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.