Desde o início da quarentena, bares e restaurantes foram fechados como medida protetiva para diminuir a propagação do novo coronavírus. No entanto, um decreto publicado recentemente no estado de São Paulo, permitiu a reabertura em cidades que se encontraram pelo menos na faixa amarela, mas com restrições de 6 horas diárias de funcionamento, sendo até as 17h00 e com limite de atendimento.
Desafio para Empreendedores
Uma pesquisa feita pela associação brasileira de bares e restaurantes na cidade de São Paulo, revelou que 59% não pretendem reabrir dentro das restrições estabelecidas. Um dos principais motivos apontados foram que cerca de 70% das vendas acontecem no período noturno. Outro motivo citado foi a preocupação com a contaminação do coronavírus.
Recentemente o governador, João Dória, permitiu a abertura dos bares e restaurantes até as 22h00, na cidade de São Paulo e demais cidades que estão na faixa amarela a pelo menos 14 dias. Apesar da liberação da abertura noturna, continua restrito às 6 horas diárias e o atendimento de 40% da capacidade máxima. Mesmo assim, a limitação de horário e de pessoas resulta em uma redução no lucro, pois existem os custos fixos. Então fica o questionamento: Será que realmente vale a pena a reabertura neste momento?
O professor da USP – Fzea, Dr. Rubens Nunes disse “Só compensa reabrir se houver a expectativa de um retorno positivo. A receita esperada tem que superar os custos dos produtos que serão vendidos, como o custo de colocar o estabelecimento para funcionar. Quando o empreendedor abre a porta de seu estabelecimento, ele ou ela não sabe quantos clientes aparecerão, nem quanto consumirão. Esse risco também deve ser compensado pelo resultado. Antes de reabrir, o empreendedor faz uma aposta – e, como em todo jogo, é preciso pesar o valor que vai ser colocado em risco contra o ganho esperado.”
Caso você opte por abrir, não pode deixar de lado às medidas preventivas, para evitar a propagação do vírus, reforçando ainda mais as práticas de segurança alimentar.
Segurança Alimentar
Os alimentos não são os maiores responsáveis pela contaminação direta de qualquer tipo de vírus. Ainda mais alimentos submetidos a altas temperaturas, somado à higiene dos manipuladores, utensílios e ambiente que contaminam os alimentos. Portanto, é necessário que o estabelecimento tome medidas preventivas, aderindo às normas de higienes adequadas para diminuir os riscos de contaminar de seus clientes.
Embora os clientes se sintam muito inseguros em frequentar esses bares e restaurantes, se o estabelecimento seguir todas às normas de Boas Práticas de Fabricação estabelecidas pela ANVISA, tendo todos os seus funcionários treinados e tomar os cuidados necessários tanto de contaminação de alimentos quanto às medidas protetivas ao coronavírus, é possível criar um ambiente seguro.
Inovação em bares e restaurantes
Principalmente durante a pandemia, a inovação é uma boa alternativa para se destacar dos concorrentes e também para alavancar suas vendas. Algumas medidas iniciais que podem ser aderidas são: fazer os atendimentos por reserva, evitando as aglomerações e fazer o uso de QR Codes Menu, para não passar o cardápio de mão em mão.
O delivery também ainda é uma forma muito utilizada e deve-se pensar em maneiras de torná-lo mais atrativo, seja utilizando embalagens mais divertidas ou agregando mais valor no produto.
Medidas mais ousadas estão sendo adotadas ao redor do mundo, por exemplo quando se fala de mudanças do local, podemos observar o restaurante Serres Séparées, onde as pessoas jantavam em estufas às margens de um canal de Amsterdã, criando um ambiente particular e inovador.
Outra referência legal de se trazer, é o modelo adaptável criado pela The Rockwell Group. Sabemos que o uso de máscaras em estabelecimentos alimentícios se torna um pouco mais complicado. Então, eles encontraram uma forma de permitir que pessoas façam suas refeições juntas, mas de maneira mais segura, através de abajures protetivos.
Por fim, temos o Penguin Eats Habu, um restaurante da Tailândia que abusou da criatividade e usou plásticos e canos para criar barreiras protetivas entre as mesas, e ainda apostou em uma estética moderna.
Então, você que decidiu reabrir o seu estabelecimento, use da criatividade para promover inovação! Tome todas as medidas protetivas necessárias e siga todas às normas da legislação, para garantir a segurança dos seus produtos e do seu consumidor. A Qualimentos Jr está aqui para te ajudar a colocar seus planejamentos em prática, alavancar seu negócio e manter a segurança da comunidade! Entre em contato com a gente!