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Você sabe o impacto que uma rotulagem de alimentos adequada causa no consumidor?

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O rótulo de um produto é um vendedor silencioso, e pode ser o ponto chave entre uma compra e uma desistência. Além de aprimorar a experiência daqueles que já são consumidores fiéis. É através dele que você comunica ao consumidor sua marca, seu diferencial e mais importante ainda: O que faz seu produto especial. Portanto, ter uma rotulagem de alimentos adequada pode ser a diferença entre você e seu concorrênte.

A rotulagem de alimentos industrializados deve apresentar ao consumidor informações regulamentadas por órgãos oficiais, não apenas do ponto de vista nutricional mas também que indiquem a forma de conservação correta e até mesmo o preparo do produto.

Uma pesquisa realizada pela Fiesp/IBOPE (2010) sobre o perfil do consumo alimentar no Brasil, constatou que 69% dos consumidores entrevistados têm o hábito de ler os rótulos de embalagens de alimentos. Assim, em virtude de apresentar e orientar informações nutricionais, data de validade, ingredientes e composição, o rótulo agrega valor ao seu produto e exige cuidado em sua elaboração. Além disso, garante a entrega aos clientes de um produto de boa qualidade e o cumprimento das normas propostas pela ANVISA.

Por fim, a embalagem e o rótulo também podem trazer informações que auxiliam os consumidores na tomada de decisão, e fazem muito mais do que apenas proteger o alimento.

Qual é a finalidade de um rótulo?

As decisões de compra são tomadas pelo preço, mas também pelo agrado ao olhar, formato da embalagem e até mesmo pela própria experiência de compra, possibilitando o primeiro contato com a marca e sua qualidade.

Portanto, uma marca bem apresentada com uma rotulagem de alimentos adequada, cujas informações são claras e compreensíveis e tendem não só a atrair o público, mas também fidelizá-lo.

Empresas comprometidas em tornar a experiência de seus clientes a melhor possível, naturalmente, apresentam todas as informações cabíveis, preocupando-se com a qualidade de seu produto. Por exemplo, apresentar ao público com restrições alimentares a composição de seu alimento, a possibilidade de conter alergênicos como cevada, glúten, ovo, entre outros, devido a utilização de um mesmo equipamento que processa diversos produtos.

Dessa maneira, a rotulagem instrui o consumidor de que aquele produto é confiável, de boa qualidade e sua aquisição trará segurança no seu consumo. Além de possibilitar a autonomia do cliente na escolha do produto, uma vez que apresenta a ele todas as informações necessárias para nortear a decisão de compra.

Atualmente existem diversos aplicativos que auxiliam o consumidor a ler rótulos , indicando a presença de alergênicos e se aquele alimento se encaixa a dieta do usuário. Esse é mais um indicativo da importância de uma rotulagem adequada.

Por que eu simplesmente não posso copiar o rótulo de produtos similares?

A cadeia produtiva de um alimento é bastante complexa, desde a matéria prima até o mercado. Muito provavelmente os fornecedores são diferentes, além de que as quantidades utilizadas de cada ingrediente podem variar entre as diferentes marcas.

Dessa maneira, a quantidade de gorduras, carboidratos, possíveis alergênicos, etc. variam de marca pra marca. Logo, produtos produzidos com fórmulas ou linhas de produção diferentes, exigem tabelas nutricionais diferentes, lista de ingredientes diferentes e informações nutricionais e legais diferentes também.

Ao apresentar seu produto ao mercado, é de sua responsabilidade a saúde e bem-estar dos consumidores. Dessa forma, consumidores que correm o perigo de ingerir ingredientes restritos a suas dietas (diabéticos, celíacos e outros) ou que podem desencadear reações alérgicas, devem ser alertados através do rótulo do alimento.

Quais são as penalidades geradas pela falha nos rótulos?

Até mesmo grandes empresas podem sofrer penalidades ou multas caso não adequem sua rotulagem à Legislação. Foi o caso da gigante Nestlé em 2020, que recebeu uma multa de aproximadamente 10,2 milhões de reais devido a um erro em seus rótulos. Foi também o caso da Tang, que devido à uma rotulagem inadequada foi multada em 1 milhão de reais por propaganda enganosa

Os rótulos que são incoerentes ao alimento oferecido pela marca, são enganosos e correm o risco de sofrer sanções pela Lei nº 6.437/1977.

As infrações sanitárias dadas às empresas variam tanto em advertências como em multas entre R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Havendo a possibilidade de um Recall, em que os produtos são retirados do mercado até a reparação dos defeitos. Portanto, ter uma rotulagem de alimentos adequada é necessário para que seu produto esteja dentro da legislação, evitando prejuízos e deterioração da imagem da marca.

Lei nº 6.437/1977, Art . 10 – São infrações sanitárias:

XV – rotular alimentos e produtos alimentícios ou bebidas bem como medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, produtos dietéticos, de higiene, cosméticos, perfumes, correlatos, saneantes, de correção estética e quaisquer outros contrariando as normas legais e regulamentares:

pena – advertência, inutilização, interdição, e/ou multa;

Como deixar meu rótulo mais atrativo?

Um dos grandes indicadores de qualidade dos produtos presente nos rótulos são os selos e certificações. Como por exemplo o selo vegano, que isenta a produção de qualquer exploração animal. Com o crescimento do mercado vegano, diversas empresas tem apostado nessa certificação para alavancar as vendas.

Dessa maneira, as certificações são uma boa maneira de agregar valor ao seu produto e até mesmo atingir novos mercados. O selo comunica silenciosamente o compromisso da sua empresa para com os consumidores, e transparece sua identidade e valores como empresa e marca.

É o caso, por exemplo, do selo Fairtrade, que baseia-se numa parceria entre produtores e consumidores, visando melhorar vidas e reduzir a pobreza por meio de práticas comerciais éticas. Esse selo é um indicativo que sua empresa possui preocupação e responsabilidade social, e pode fazer toda diferença na decisão de compra de consumidores que compartilham do mesmo pensamento.

Através dos selos e certificações, sua empresa comunica seus ideais e cria um laço de empatia com o consumidor, podendo garantir a fidelização de clientes e a entrega de produtos melhores ao mercado.

E você, já possui o rótulo em seu produto? 

A Qualimentos Jr. tem o compromisso com a segurança alimentar através do fornecimento de seu serviço em elaboração de rótulos e tabelas nutricionais. Assim, contamos com uma equipe capacitada pela USP e atualizada com as normas da ANVISA, para que não haja preocupação com sanções em seu negócio.

Seguimos à risca todas as orientações dadas pelas Normas, incluindo as restrições próprias de alimentos específicos. Estamos atualizados tanto em Rotulagem Geral de Produtos e Rotulagem Nutricional, quanto suas porções, pesos e medidas, alerta sobre alergênicos ou presença de transgênicos.

E por fim, também recomendamos a leitura de Rotulagem Nutricional Obrigatória: Manual de orientação aos consumidores Educação para o consumo saudável, da ANVISA.