Notícias

Produtos Gourmetizados: um ramo de sucesso

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Produtos Gourmetizados têm fatores positivos como a demanda constante, possibilidades de inovação e criação de outros nichos. Vendendo aos consumidores finais uma experiência gastronômica, o que torna o ramo dos produtos gourmetizados um investimento promissor para empreendedores.

AFINAL, VOCÊ SABE O QUE SÃO PRODUTOS GOURMETIZADOS?

O termo “gourmet” surgiu como um substantivo para denominar “aquele que tem paladar apurado”, podendo caracterizar produtos que tenham alta qualidade, elegância, sofisticação ou diferencial criativo. Assim, a “gourmetização” dos alimentos seria, basicamente, a transformação de alimentos básicos e simples, em produtos mais “refinados”.

Fatores que influenciaram no sucesso dos produtos gourmet foram tanto a ascensão da Classe C, quanto o “boom” dos programas de culinária. Segundo dados da FGV social, estima-se que a classe média correspondia a 45% da população brasileira em 2022, representando assim, um potencial mercado consumidor para os produtos gourmetizados. Visto que essa parcela da população, muitas vezes, consome pensando na auto gratificação enquanto que a classe baixa pensando na subsistência. Os programas de culinária também possuem grande poder de influência nesse perfil de consumidor, pois estimula a apreciação de alimentos com maior valor agregado.

As pessoas estão buscando com mais frequência uma nova experiência gastronômica para se entreterem, principalmente quando a aparência do produto é atrativa e “instagramável”, uma vez que as redes sociais e a frequência de publicações do dia a dia estão aumentando cada vez mais.

 

MAS, COMO É ISSO NA PRÁTICA?

A demanda constante, as possibilidades de inovação e criação de novos nichos, e a estabilidade relativa em relação aos outros setores. Vendendo aos consumidores finais uma experiência gastronômica, o que torna o ramo dos produtos gourmetizados um investimento promissor para empreendedores.

Além disso, com o passar do tempo, a palavra gourmet passou a englobar mais e mais significados, como, por exemplo, o próprio ambiente no qual os alimentos são consumidos. Atualmente, pode ser considerado como gourmet qualquer produto que possua composição e apresentação diferenciada. O que acontece é que nem sempre o prato gourmetizado tem ingredientes que o tornem de fato mais caro: o aumento do preço encontra-se, muitas vezes, na apresentação do prato e no marketing envolvido.

Investindo no marketing adequado para o produto gourmet, o interesse poderá ser despertado por um novo consumidor da marca e surpreender os clientes já fidelizados. O produto gourmet se destaca por proporcionar uma experiência de compra satisfatória do consumidor. Sendo assim, o incentiva a compartilhar o momento com os alimentos em suas redes sociais, influenciando seus seguidores.

Assim, o gourmet acabou por se tornar o sinônimo de uma versão considerada mais luxuosa de um produto consumido no dia a dia. Desta forma, o termo trata mais da experiência que o cliente terá no consumo de determinado produto, indo desde o produto até a sua embalagem e como todo alimento, por mais simples que seja, precisa de uma. Então, por que não aproveitar para transformar essa necessidade em algo único e vantajoso?

É exatamente isso que as embalagens gourmet propõem! Elas têm o poder de transformar um investimento necessário, que seria aplicado de uma forma tradicional, em um diferencial, agregando valor e ajudando a tornar seu produto um objeto de desejo dos consumidores.

O uso desse tipo de embalagem possui algumas vantagens como ser diferente em relação a concorrência, o fortalecimento da marca e a aliança da usabilidade com o design.

IDEALIZAÇÃO DOS PRODUTOS GOURMETIZADOS

É importante ressaltar que mesmo que produtos gourmetizados sejam diferenciados, o contrário nem sempre é verdade já que não necessariamente um produto diferenciado é ou foi gourmetizado. A gourmetização consiste em pegar um produto já existente e familiar ao público e modificá-lo de forma a criar uma versão luxuosa e diferenciada deste.

Pode-se notar alguns fatores que são comuns no processo de gourmetização dos alimentos, como ingredientes de alta qualidade combinados de formas pouco usuais. Como a textura, fundamental para caracterizar o alimentos, como sua crocância, macies, viscosidade, entre outros. Bem como o aroma do produto, apresentação impecável e um preço acima da média porém acessível. Dessa forma, os alimentos se corretamente gourmetizados podem representar uma alternativa de sucesso para o empreendedor.

 

ALGUNS ALIMENTOS GOURMET CONHECIDOS:

Você já ouviu falar da pipoca gourmet? E do pudim, pastel, sorvete, hambúrguer gourmets? Esses são alguns exemplos de alimentos que estão em grande ascensão no mercado atual.

Esses produtos são releituras de pratos tradicionais, visando a expansão e inovação dos produtos. Essa técnica pode ser usada em vários ramos da indústria alimentícia, pois isso acaba valorizando o alimento, e destacando-o dos seus concorrentes.

 

COMO DECOLAR SUAS VENDAS COM ESSE TIPO DE PRODUTO? A QUALIMENTOS JR. PODE TE AJUDAR!

Nós da Qualimentos Jr, uma empresa júnior, vinculada a Universidade de São Paulo (USP), prestamos consultoria em engenharia de Alimentos, podemos oferecer diversas soluções com o auxílio de professores renomados da área e membros capacitados, indo desde o desenvolvimento de um novo produto e ou de uma nova embalagem até o aperfeiçoamento de algum já existente no portfólio da empresa, com apoio da estrutura que a Universidade oferece, a fim de que atendam a estes requisitos e sigam essa nova tendência do mercado. Quer saber mais?

ENTRE EM CONTATO!