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Saiba como criar um produto alimentício novo do zero!

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Você já pensou em um produto alimentício super inovador e criativo? Um produto que impactaria mais ainda a vida dos seus clientes? E que traria lucro e novos consumidores para o seu negócio? Pois bem, esses pensamentos podem começar a sair da imaginação e ir para a execução. Então, para começar a colocar em prática o desenvolvimento de um novo produto, são necessárias algumas etapas extremamente importantes para seu sucesso, e vamos falar aqui!

A princípio, para a realização do planejamento, tomemos como base uma metodologia muito utilizada em qualquer plano de ação, chamado 5W2H . Essa metodologia exige que façamos algumas perguntinhas, tais como: O que é necessário para desenvolver esse produto alimentício e a linha de produção dele? Por que eu quero inventar ele? Como ele vai impactar a vida dos meus clientes? Onde eu vou produzir e criar esse novo produto? Quando eu quero tê-lo em mãos? Quem vai estar comigo no processo de desenvolvimento e produção? Como eu vou executar cada etapa de criação? E, por fim quanto eu vou precisar investir em cada uma delas?

Por que inventar esse produto?

Para criar um novo produto precisa ver um propósito nele, um propósito que seja convincente o suficiente para que você dedique o seu tempo, as suas energias, a sua dedicação e o seu amor nele. Afinal não há nada mais motivador do que enxergar uma finalidade naquele novo produto que está planejando colocar em prática.

Dessa maneira, esse aspecto vai ser muito valorizado quando ocorrer momentos difíceis, de dúvidas, do qual talvez pense em desistir e tentar algo mais fácil e cômodo. Saber o porquê quer tanto inventar esse produto te ajudará a não desistir durante o processo de criação.

Quem será impactado pelo novo produto?

A princípio, nada vai surgir sem uma pesquisa e análise de dados de como essa mercadoria se instalaria e se comportaria dentro do mercado consumidor. Para criar algo é preciso entender a cabeça daqueles que vão consumir o seu produto, é interessante saber o perfil do seu consumidor. Então se o seu produto atinge um público alvo vegetariano, por exemplo, estude os valores e a política desse grupo. Assim, poderá conquistar a confiança dos seus clientes, tornando-os fidelizados.

Dessa forma é necessário compreender quem pretende impactar com essa mercadoria e assim se perguntar: o que os clientes ou futuros clientes buscam em um produto e o que eles esperam dele? Esse produto irá atender as necessidades e gostos dos clientes? Todas essas perguntas devem ser respondidas para que esteja claro quais são as preferências dos consumidores e as tendências do mercado. Assim, agregará valor ao seu produto e a sua marca, criando sua própria identidade.

O que é necessário para desenvolvê-lo? 

Depois que entender quem você quer atingir com o seu novo produto, precisa estabelecer o que tem que fazer para começar a desenvolvê-lo, no caso da criação de um produto alimentício do zero são necessários estudos, experimentos, pesquisas de ingredientes, pesquisas de equipamento, testes, e o que mais seu produto exigir para começar a ganhar forma.

É possível priorizar as etapas, por exemplo, iniciar a criação do produto através de um desenvolvimento teórico, onde são realizadas pesquisas de mercado, ingredientes, e melhores alternativas para fabricação. Posteriormente podem ser realizados um desenvolvimento prático, que consiste em testar a receita elaborada anteriormente até atingir os padrões esperados. Em paralelo, é recomendado a realização de uma boa rotulagem e tabela nutricional, para que o produto possa ser comercializado seguindo as legislações brasileiras, ademais, análises sensoriais também podem ser executadas, pois através delas é possível avaliar a aceitabilidade do produto pelos consumidores.  E para garantir que nenhuma etapa na criação do produto novo seja realizada de modo inadequado, a utilização de boas práticas de fabricação (BPF) se torna essencial.

Onde esse produto alimentício vai ser fabricado e comercializado?

É de grande importância saber e preparar o ambiente onde vai ocorrer a produção dessa mercadoria, para que assim, tudo esteja a seu favor e com boas práticas de fabricação, que são práticas obrigatórias amplamente reconhecidas nos meios de produção mundiais para qualquer processo de produção. Além disso, é importante estudar e organizar o processo de produção, para otimizar gastos desnecessários, tanto de dinheiro, quanto de tempo.

Entretanto, esse tópico exige um trabalho de logística, desde o momento em que a matéria prima chega no estabelecimento que ocorrerá a produção até o produto ser entregue nas mãos dos consumidores.

Estudando bastante o comportamento e os lugares que público alvo frequenta, dá para entender melhor como e onde consegue vender esse produto. Se for por meio digital, quais plataformas o seu público utiliza? Se for em mercados, como eles vão saber do seu produto? Como vai ser o transporte e entrega desta mercadoria até o cliente?

Quem vai estar contigo nessa criação?

Para dar um passo adiante no projeto desse novo produto alimentício, é interessante analisar quem são as pessoas que vão estar contigo nessa criação, afinal uma cabeça sozinha tem um potencial enorme, imagina o que várias cabeças especialistas no assunto são capazes de fazer. Sem contar que é muito difícil ficar encarregado/a de todos os afazeres, tem pessoas que estarão lá para te apoiar e ajudar no que for necessário. Dessa forma, é importante designar as tarefas bem claras para cada um da equipe. Com isso pode contar com a Qualimentos Jr. também, pois a empresa tem compromisso com os resultados dos seus clientes, e excelência em suas entregas.

Quando pretende ter seu novo produto alimentício em mãos?

Para ter o seu produto em mãos quando deseja é interessante se planejar para atingir seu objetivo. Não existe uma única forma de se organizar, isso vai de como cada um se adapta. Por isso, uma ótima maneira é listar todas as atividades que tem que ser feitas para o desenvolvimento do produto em sequência de acontecimentos, e estabelecer prazos para cada uma delas, tendo como prazo final a data em que deseja tê-lo com você. Nesse tópico, é importante destacar o respeito, a excelência e compromisso com o seu produto, entenda que têm processos mais rápidos e processos mais demorados, portanto tome conhecimento do porque aquilo exige certo tempo.

Quanto esse projeto custará?

O valor que esse projeto vai ter, depende de vários fatores. São eles o quanto você está disposto a gastar, quantas etapas ele exige e quantos serviços de apoio vão ser utilizados. Então é interessante pré estabelecer isso. Depois que essas decisões forem tomadas, você deve procurar informações sobre os recursos necessários para executar essas ações. Dessa forma, é necessário recorrer a histórias de projetos semelhantes realizados.

A estimativa de custos é mais completa se as seções são definidas para cada tarefa ou atividade específica. Por isso, faça uma boa pesquisa e comparações dos preços de serviços, produtos e fornecedores.

Portanto, como pudemos observar, criar um novo produto alimentício é algo complexo e exige um projeto elaborado! Mas a Qualimentos Jr. está aqui para te ajudar com as soluções que você precisa! Para saber mais entre em contato pelo nosso site ou com um de nossos consultores e agende sua reunião diagnóstica gratuitamente!