Notícias

Tabela Nutricional – Por que ter uma?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
tabela-nutric

A tabela nutricional é importante para a comunicação entre os produtores e consumidores. Sendo uma ferramenta que facilita o conhecimento da composição do alimento e pode afetar as escolhas de consumo, refletindo na saúde do consumidor. Por conta disso as informações precisam ser claras e precisas, levando em consideração que o rótulo é importante tanto para o produtor quanto para o comprador.

De acordo com uma matéria da revista Gazeta do povo as informações nutricionais que hoje estão expostas nos rótulos das embalagens de comidas e bebidas apareceram em 1993, após o FDA (Federal Drug Administration), agência norte-americana que regula a área, torná-las obrigatórias. Antes disso os consumidores não sabiam dos ingredientes contidos nos produtos que consumiam, o que acabava agravando algumas doenças e dificultando a hora de fazer escolhas mais saudáveis. 

Já no Brasil, com o intuito inicial de melhorar a alimentação e atenuar a desnutrição no hemisfério sul, essa obrigatoriedade surgiu dez anos mais tarde. Em 2003 a Agência Nacional de Vigi­­lân­­cia Sanitária (Anvisa) determinou que as informações básicas deveriam constar nos rótulos de produtos alimentícios vendidos no Brasil.

Impacto da Tabela Nutricional na Saúde Pública

A tabela nutricional pode muitas vezes passar despercebida aos olhos de alguns consumidores, porém é o fator de decisão para outros. Apesar da mesma não apenas um indicador de carboidratos, lipídeos, proteínas e afins, mas uma estratégia para reduzir os índices de sobrepeso, obesidade e doenças, associados ao consumo de alimentos.

De acordo com a FDA, a diminuição do consumo de Gordura Trans pelos americanos caiu pela metade em 20 anos. Mesmo havendo alterações na produção de alimentos durante esse período, como à redução de uso dos óleos hidrogenados, a maior queda ocorreu após a introdução do valor de Gordura Trans nos rótulos dos alimentos em 2003.

A tendência é que cada vez mais aumente o número de consumidores que lêem as tabelas nutricionais dos alimentos. Mas a questão é que esses consumidores sempre tem um motivo, por exemplo:

  • Procurando por algo específico como proteínas ou fibras.
  • Evitando algo específico como açúcar, sódio, gordura, etc.
  • Apenas começando uma dieta
  • Checando a veracidade de alimento saudável feito na embalagem
  • Estabelecendo tamanho de porção
Mulher olhando tabela nutricional

Fator de Decisão para os Consumidores

O mercado muda constantemente e com isso observa-se que os consumidores se preocupam mais com o que eles comem e porque comem, trazendo um fator muito importante para a decisão do consumidor que é a saudabilidade.

Sendo assim, optando por diferentes marcas, presença de agrotóxicos, o valor nutricional, e diversos outros parâmetros, podem fazer com que o consumidor escolha ou não a sua marca.

Por conta disso, mesmo que a tabela nutricional não seja obrigatória em muitos casos, muitos empresários acabam optando pelo uso estratégicos da tabela nutricional. Isso pode servir para gerar valor para o produto e para a marca, ajudando no posicionamento de mercado, e inspirando confiabilidade e fidelizar clientes.

Alavancar Vendas e Fidelizar Clientes

De acordo com o site Promtec, atualmente os clientes buscam cada vez mais transparência em relação aos produtos que costumam consumir, pesquisando sobre sua composição e opções mais saudáveis, por isso existem normas severas que regulamentam as rotulagens dos produtos. Diferente da publicidade, que está autorizada e já é conhecida por usar métodos persuasivos, as informações nutricionais devem ser factuais e o mais objetivas possível.

A tabela nutricional não transmite só a transparência mas também os valores da empresa e a preocupação que ela tem com os seus clientes, isso faz com que o consumidor se sinta mais seguro no produto que está levando pra casa, tornando uma estratégia para alavancar as vendas e fidelizar clientes.

Personalizando a Tabela Nutricional

Infelizmente não é possível personalizar a tabela nutricional, sabendo que no Brasil, a Anvisa é a responsável por regulamentar a Rotulagem Nutricional Obrigatória (RNO). A mesma faz parte de uma política nacional para a redução dos índices de sobrepeso, obesidade e de outras condições relacionados aos hábitos alimentares da população.

As leis referentes à tabela nutricional mudaram muito ao longo dos anos, as primeiras leis que estabelecem procedimentos e critérios para as informações que deveriam aparecer nos rótulos são do final da década de 1960.

Desde então muita coisa mudou, foram acrescentadas informações referentes ao sódio, ferro, cálcio, colesterol e gorduras saturadas, houve a padronização com a mensagem “contém glúten” nos rótulos de alimentos e bebidas com esse nutriente e também foram estabelecidas a obrigatoriedade do valor energético e de nutrientes, como proteínas, carboidratos etc.

Mas o que é obrigatório atualmente? De acordo com a legislação a tabela nutricional deve conter:

  • Valor energético e teor de proteínas
  • Carboidratos, fibra alimentar, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.
  • A informação nutricional expressa em g ou ml por porção, sempre com a medida caseira correspondente e o percentual do valor diário estabelecido (%VD) para cada um dos nutrientes.

Mas não são todos os produtos que devem conter uma tabela nutricional, de acordo com a ANVISA estão excluídos da rotulagem nutricional:

  • Alimentos como embalagens cuja superfície seja menor ou igual a 100 cm2
  • Carnes, vegetais e frutas in natura, refrigerados e congelados (com exceção das pré-embaladas na ausência do cliente)
  • Produtos fracionados no estabelecimento, café, erva mate, chá e outras ervas sem adição de outros ingredientes, bebidas alcoólicas, entre outros.

Faça sua Tabela Nutricional com a Qualimentos

A Qualimentos Jr. tem experiência em tabelas nutricionais sempre atenta nas regras e legislações publicadas. Já foram realizadas diversas tabelas nutricionais com um retorno positivo dos clientes.

Um exemplo disso é D´GOIÁS, que já se tornou um cliente fidelizado desde 2016, nos oferecendo uma nota 10 de satisfação. Assim como a empresa DELÍCIA SAUDÁVEL, que desenvolveu tabelas nutricionais para suas marmitas e se sentiu completamente satisfeita com o nosso trabalho, a proprietária da empresa, Thamires, relatou “ Nada melhor do que sabermos o que estamos consumindo, ainda mais com uma alimentação saudável, a gente sempre procura saber tudo o que estamos ingerindo, então o projeto agregou muito valor”.

Além disso a Qualimentos também realiza diversos conteúdos gratuitos sobre tabelas nutricionais e outros assuntos que podem auxiliar sua empresa. Confira nosso site e nos acompanhe nas redes sociais para ter acesso a esse conteúdo.

Em julho, a Qualimentos Jr. está oferecendo uma promoção em tabelas nutricionais. Entre em contato conosco através do Whatsapp: (19) 98996-7433 ou pelo nosso site e ganhe uma reunião diagnóstico gratuita para auxiliar o seu negócio!