Notícias

Alimentos Plant Based, uma nova forma de se alimentar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Os consumidores estão em busca de alimentos que ofereçam saudabilidade, sejam saborosos e cuja a cadeia de produção preze pela sustentabilidade. Assim, de acordo com as agências globais de inteligência de mercado para 2020 e os próximos anos, os produtos Plant Based ganharão grande espaço no setor alimentício como uma nova forma de se alimentar.

Alimentos Plant Based: Uma nova forma de se alimentar

Em 2020, a feira Anufood Brazil, colocou em evidência o grande potencial de inovação das empresas brasileiras, tendo um grande enfoque em alimentos Plant Based. Os brasileiros estão,assim, ampliando as opções nessa modalidade de produtos e apostando em ingredientes diferenciados e naturais ou resgatando sabores de produtos artesanais.

Mas afinal, o que são alimentos Plant Based?!

Alimentos Plant Based são produtos à base de plantas, podendo se encaixar como alimentos vegetarianos, e muitas vezes veganos também, sempre prezando por produtos orgânicos e uma produção sustentável, com o objetivo de reduzir ou até mesmo substituir o consumo de produtos de origem animal. Esses alimentos trazem uma proposta inovadora para os consumidores que estão em busca de uma alimentação mais saudável mas sem abrir mão do sabor e qualidade.

Os produtos Plant Based são desenvolvidos com matérias-prima selecionadas, aliados à alta tecnologia e o mínimo processamento necessário. Assim, resultam em produtos saudáveis e saborosos, atendendo as expectativas do consumidor que deseja comprar um hambúrguer vegetal, mas com o sabor e textura de um hambúrguer bovino convencional. Essas características são muito importantes para consumidores que estão tentando migrar para um estilo de vida mais saudável ou ainda vegetariano, mas sentem dificuldades em se adequar à dieta. Além disso, como são produtos com altos valores nutricionais, podem ser uma alternativa para o público alérgico à componentes presentes em alimentos convencionais.

Grandes empresas já estão lançando linhas alternativas que contemplam esse seguimento. Um exemplo é a BRF que apresentou a extensão Plant Based para sua linha Speciale de hambúrgueres e também uma linha inteira, Veg & Tal, oferecendo tortas, nuggets e hambúrgueres 100% vegetais.

E porque esses alimentos Plant Based geram menos impacto ao meio ambiente quando são produzidos?

Uma vez que são produtos à base de plantas, seus ingredientes principais são vegetais e grãos. Assim, priorizando a produção de produtos Plant Based, ajuda-se indiretamente a diminuir as emissões de carbono e gases de efeito estufa. Além disso, o cultivo de vegetais consome menos água e demanda áreas de cultivo menores do que a área necessária para criação de animais de corte. Portanto essa tendência apresenta uma cadeia produtiva com menor impacto ambiental em comparação aos produtos convencionais, de origem animal. Portanto, os Plant Based não são apenas uma nova forma de se alimentar, mas também de produzir e processar.

Os fabricantes dos produtos Plant Based também utilizam embalagens sustentáveis e se preocupam com a transparência quanto aos ingredientes presentes no alimento. Assim, a rotulagem dos produtos é feita afim de oferecer um alimento estruturado nos pilares de saudabilidade, sustentabilidade e inovação.

E você, já está antenado nessa nova tendência de alimentação?

Tem algum produto em mente que gostaria de produzir a versão Plant Based? A Qualimentos jr. Pode te ajudar através de desenvolvimento e melhoramento de produtos! Já possui um produto Plant Based mas não está tendo sucesso no mercado? Podemos te ajudar a obter um certificado para alimentos veganos, que vai agregar muito valor ao seu produto! Uma rotulagem eficiente e transparente é muito importante para os produtos Plant Based, e faz toda diferença para os consumidores mais exigentes de sua marca, que tal investirem uma rotulagem mais adequada a esse tipo de produto?