Notícias

Conheça os selos de qualidade e certificação de alimentos!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Você já reparou nos selos presentes nas embalagens de alimentos? Todos os produtos alimentícios apresentam selos de qualidade e certificação que nos ajudam a compreender informações de segurança e qualidade, desde a sua produção até a distribuição. Venha entender o que eles são e sua importância!

 

O que são os selos de qualidade e certificação?

Os selos de certificação tem como objetivo mostrar, de forma direta, as especificações e origem do produto. Através deles pode-se avaliar alguns critérios dos alimentos, como a classificação de orgânicos, veganos, gluten free, livres de transgênicos, entre diversas outras características. 

Para a obtenção de um selo de qualidade, as empresas são avaliadas por entidades nacionais ou internacionais, e passam por uma rigorosa inspeção. As etapas de produção, armazenamento e distribuição são monitoradas e, caso a empresa não cumpra com algum requisito, a mesma deve solucionar o problema para que haja a correta emissão da certificação.

 

Exemplos de selos

Produtos orgânicos

Alimentos livres de transgênicos, agrotóxicos e que apresentam uma cadeia de produção sem prejuízos ao meio ambiente recebem o selo de orgânicos. A organização responsável por inspecionar estes produtos é o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Veganos

Para este selo, existem diversas entidades que realizam a emissão, sendo a mais comum a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Para isso, o produto deve ser totalmente ausente de insumos e teste animal.

 

Gluten free

Devido ao grande número de pessoas celíacas, foi criado um selo para garantir que o alimento não apresente glúten em sua composição. Para obter o certificado, a Gluten-Free Certification Organization (GFCO) estabelece limites de tolerância para a proteína e realiza inspeções regulares a fim de identificar possível contaminação cruzada. 

 

SIF, SIE e SIM

Estes selos de qualidade obrigatórios são responsáveis pela fiscalização da produção e condições sanitárias de produtos de origem animal e vegetal. Cada um deles abrange um território, sendo: Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM). 

Um novo selo implementado foi o ARTE, em que ele regulariza os produtos artesanais de origem animal. A Lei nº 13.680, de 14 de junho de 2018, é responsável pela fiscalização e identificação destes produtos.  

 

Importância dos selos de certificação

A adoção de certificados traz vantagens para os consumidores e fabricantes. Aos consumidores, o uso de selos garante a segurança e qualidade do alimento, bem como suas singularidades e atributos, destacando a sustentabilidade, normas, origem e níveis qualitativos.

Leia nosso texto para saber outras formas de agregar valor ao seu produto!

Os produtores são beneficiados através da valorização de seus produtos. Os selos permitem agregar valor e gerar maior reconhecimento e segurança por parte dos compradores, dessa forma, é possível expandir seus mercados e alcançar maior relevância. 

Você tem um produto e gostaria de melhorá-lo ou realizar uma rotulagem correta? Entre em contato cum a Qualimentos Jr.!

 

ENTRE EM CONTATO!

 

 

 

REFERÊNCIAS

DEPUTADOS, Câmara dos. Legislação Informatizada – LEI Nº 13.680, DE 14 DE JUNHO DE 2018 – Publicação Original. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13680-14-junho-2018-786861-publicacaooriginal-155848-pl.html. Acesso em: 3 maio 2023.

EJEQ. Conheça os selos de certificação de alimentos que podem impulsionar o seu negócio. Disponível em: https://www.ejeq.com.br/selos-de-certificacao/. Acesso em: 3 maio 2023.

EMBRAPA. Selos Distintivos de Qualidade e Origem. Disponível em: https://www.embrapa.br/alimentos-e-territorios/areas-de-atuacao/selos-distintivos-de-qualidade-e-origem. Acesso em: 3 maio 2023.