Skip to content

QualiNews Voltar às Noticias

NOVEMBRO 02

SAIBA COMO PODEMOS AJUDAR PARA REGULARIZAÇÃO DE SEU PRODUTO PERANTE A ANVISA!

  • 2018-11-02

ANVISA consegue zerar as petições de registro de alimentos e adverte sobre a importância da regularização de novos produtos alimentícios

Melhoras na ANVISA auxiliam na agilidade do processo de registro

A ANVISA agiliza os processos de regularização fazendo com que as petições caíssem de 640, em setembro de 2017, para três, em setembro de 2018. Esses valores mostram uma redução de 99,5%, assim, a fila está praticamente zerada.

Esse é um resultado à modernização dos processos de trabalho da ANVISA, além do esforço da equipe de gestores e servidores da área, bem como da melhoria do planejamento, com foco em resultados, atuando no mapeamento de fluxos, na parametrização das análises e na padronização dos pareceres técnicos.

Esse acontecimento insere a área de Alimentos da ANVISA em uma nova fase, muito próxima aos modelos modelo adotado por países europeus, pelos Estados Unidos e pelo Canadá. De forma que, agora, o foco não é apenas no registro, mas também associa uma avaliação de segurança e eficácia de novos ingredientes.

Anvisa simplifica regularização de pequenos negócios

O empreendedorismo cresceu consideravelmente no Brasil nos últimos anos e é importante que se desenvolva não apenas no número de empresas, mas em participação econômica. Em 2014, eram cerca de 9 milhões Micro e Pequenas Empresas no País, o que representando mais da metade dos empregos formais. As Micro e Pequenas Empresas já são as principais geradoras de riqueza no comércio no Brasil (53,4% do PIB deste setor)

Para esses novos empreendedores a ANVISA possui um projeto: O projeto Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. Que vem sendo aprimorando, desde 2011, as ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) atuam junto aos empreendimentos que enfrentam dificuldades para entrar no mercado formal.

Nessa nova fase a ANVISA pretende focar em uma vigilância orientadora que mostra a importância da conformidade dos produtos que vão ser inseridos no mercado junto a legislação vigente, mostrando maneiras mais adequada para prosseguir com o processo de regularização.

A iniciativa da Anvisa conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Sempe/MDIC).

E a Anvisa ressalta que empreendedores e consumidores só têm a ganhar com a regularização e que o procedimento não é complicado como as pessoas costumam imaginar.

A ANVISA cita diversas vantagens para regularizar seu projeto:

• Durante o processo de regularização, a vigilância sanitária fornece orientações que ajudam a elevar a qualidade dos produtos e serviços. Com isso, aumentam as vendas.

• Empreendimento formalizado inspira mais confiança entre os consumidores e ajuda a impulsionar o negócio.

• O empreendimento recebe apoio dos órgãos públicos quando está de acordo com as normas vigentes.

• O registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ, permite a emissão de nota fiscal, ou seja, o empreendedor pode prestar serviços ou vender mercadorias para empresas e órgãos públicos, além de poder participar de compras públicas.

• Facilidade de acesso ao crédito para investimentos junto aos bancos e programas do Estado, com juros mais baixos do que para pessoa física. Existem programas de microcrédito específicos para a agricultura familiar.

• Menos embaraços para negociação de prazos de pagamento com fornecedores ao comprar insumos, contratar serviços, alugar imóveis ou equipamentos.

• Quando o empreendimento é formalizado, os trabalhadores podem contribuir para a Previdência Social e garantir cobertura previdenciária. É importante ressaltar que os agricultores familiares, ao formalizarem o seu empreendimento, não perdem a cobertura de segurados especiais.

• Há políticas públicas específicas de apoio e incentivo.

COMO A QUALIMENTOS PODE TE AJUDAR HOJE ???????

A Qualimentos Jr é uma empresa sem fins lucrativos que trabalha na área de Engenharia de alimentos sempre buscando novas soluções para seus clientes, assim auxiliando-os a conseguir aprovação de seus produtos perante a fiscalização. Oferecemos diversos serviços como manuais de Boas Práticas de Fabricação e o processo de rotulagem segundo a ANVISA.

A rotulagem é meio pelo qual as pessoas têm o conhecimento sobre os produtos diariamente consumidos. A crescente conscientização da população sobre a sua alimentação torna, cada vez mais, necessária uma rotulagem completa, assim as empresas necessitam de constantes atualizações que atendam às exigências do consumidor. A ANVISA, como um órgão governamental, não pode se manter imparcial sobre as novas tendências e propõem novas orientações para rotulagem, as quais QualimentosJr está sempre acompanhando para deixar nossos clientes sempre em conformidade com as alterações.

Um dos projetos nosso mais recentes, quanto a regularização, foi aqui em nossa de região, no interior de são Paulo, que preparou sua bebida Kambucha, onde montamos um manual e de boas práticas de fabricação, afim de que padronizasse sua produção e oferecesse para seu consumidor o melhor produto. Assim, a QualimentosJr impacta a vida de empresários que anseiam oferecer produtos seguros e de qualidade para seus clientes.

FONTES

Anvisa simplifica regularização de pequenos negócios

Fila de petições de registro de alimentos está zerada