Skip to content

QualiNews Voltar às Noticias

JULHO 23

Snacks saudáveis: Uma demanda crescente no mercado

  • 2019-07-23

Se adequar às necessidades e pedidos dos consumidores, atualmente é regra para que muitas indústrias e empresas continuem atuando no mercado. E para isso, é preciso inovar e surpreender o consumidor!

A indústria alimentícia brasileira deve estar em alerta com as tendências que o mercado demanda, bem como agir com rapidez para implementar as mudanças necessárias exigidas pelo público consumidor. E, no segmento da produção de snacks, esse contexto não é diferente.

Contando com oito categorias, entre elas biscoitos e chips/salgadinhos, essa parcela da indústria foi responsável por R$ 22 bilhões em 2017. Esse número tende a crescer a cada ano, mas é importante ter consciência do que os consumidores buscam, que já não é mais apenas petiscos esporádicos entre refeições, e sim complementos ou até mesmo substituintes das mesmas.

NEM TODO SNACK É "PORCARIA"!

Apesar de serem frequentemente associados como inimigos de uma boa alimentação e a produção dos snacks tradicionais possuírem uma queda de vendas, os nichos mais saudáveis, como mixes de castanhas, tem uma previsão de aumento de 60% nos próximos anos. Essa é uma boa perspectiva, já que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 56% dos brasileiros estão acima do peso, 20% com colesterol alto, 21% com hipertensão e 9% com diabetes.

Diante desse contexto alarmante, os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos e seletivos em relação aos alimentos que consomem e têm buscado mais as informações sobre as suas composições nas embalagens dos produtos, pois é muito importante que o consumidor esteja atento aos alimentos que consome, porque, apesar de muitos serem ditos “mais saudáveis” pela indústria, carregam altos teores indesejáveis de alguns componentes, como o sódio. Dessa forma, o ideal é que a atenção esteja voltada às tabelas nutricionais, onde estarão as informações como teor de sódio, porcentagem de gordura e valor energético.

Dentro dessa tendência de alimentos saudáveis, encontram-se os alimentos funcionais, que oferecem benefícios à saúde. Podem ser enriquecidos com proteínas, vitaminas ou probióticos, dentre outros,sempre visando uma refeição rápida, simples e suplementada.

Exemplos de ingredientes que podem auxiliar no enriquecimento do produto são as castanhas, edamame, chia e quinoa, utilizados em barras de cereal, bolachas, chips e cookies, agregando valor em diversos sentidos.

JÁ PENSOU EM SE ADEQUAR A ESSE MERCADO? SE SIM, VOCÊ JÁ TEM COM QUEM CONTAR!

Com isso em mente, é dever dos fabricantes de snacks buscarem alternativas que reconquistem seus clientes e atraiam novos. Podendo apostar em inovações em relação os ingredientes e novas formulações. Caso tenha dificuldades em adequar seu negócio, contate a Qualimentos jr., e buscaremos a opção mais saudável para o seu problema.