Skip to content

QualiNews Voltar às Noticias

JULHO 16

MERCADO DE SUPLEMENTOS CRESCE MUITO E ANVISA PROPÕE MUDANÇAS

  • 2018-07-16

Com o crescimento do mercado de suplementos alimentares a Anvisa propõe novas formas de classificá-los em relação a eficacia. Saiba mais sobre essas mudanças.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES PRESENTES NO DIA-A-DIA

Atualmente a procura aumenta por academias e crossfit (treinamento físico baseado em movimentos funcionais), para manter o condicionamento físico e auxiliar no emagrecimento muitas pessoas recorrem a suplementos alimentares e dietas, entretanto sem o acompanhamento de médicos nutricionistas a ingestão de suplementos de forma inadequada pode desencadear grandes problemas de saúde.

Muitas pessoas buscam através de dietas, emagrecer ou aumentar seu desenvolvimento físico, a dieta Low Carb está muito em alta e baseia-se na restrição de carboidratos na alimentação, entretanto sem o acompanhamento médico essas dietas podem causar uma carência em nutrientes e em casos extremos gerar problemas na saúde. Dessa forma muitos atletas de alto rendimento físico utilizam suplementos alimentares, como por exemplo Whey, para suprir os nutrientes necessário e aumentar seu desenvolvimento.

Segundo a Agência Mundial Antidoping (WADA), esses produtos não podem apresentar substâncias estimulantes, hormônios ou outras consideradas como "doping". Como os suplementos alimentares não são considerados medicamentos, dessa forma sem necessidade de receita médica ao aderir o produto, portanto as propagandas no rótulo como tratamento de doenças, emagrecimento e redução de gordura, não estão autorizadas pela Anvisa, de anunciar esses produtos pois, tais características são específicas de medicamentos sendo assim indicadas por médicos.

As mudanças propostas pela Anvisa

Diariamente a Anvisa recebe denúncias, pedidos de informação, notificação de adultério e alertas internacionais referente ao uso de suplementos, portanto tratando-se de uma categoria complexa e de grande interesse do público, sendo muito comercializada na internet. Entre os anos de 2013 e 2014, foram analisados pela Anvisa, 23 suplementos, sendo que 20 apresentaram irregularidades na composição como a quantidade de carboidratos, substâncias não declaradas e a falta de informação na rotulagem sobre certas proteínas contidas no suplemento. A PDCAAS (Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score) é um índice utilizado para a determinação da qualidade protéica, e o responsável por medir essas proteínas contidas nos suplementos refletindo na eficiência da proteína, disponibilidade metabólica de aminoácidos ao organismo humano.

Em 2018, a Anvisa propôs um marco regulatório para a definição da categoria dos suplementos alimentares pois mesmo sendo amplamente conhecida pelos brasileiros e adotada no país inteiro, não está prevista na legislação sanitária brasileira. A proposta consiste na reunião na categoria de suplementos alimentares, que atualmente são seis categorias de alimentos, até certos produtos que são considerados medicamentos específicos que possuem indicação de suplementação. Além disso a proposta traz inovações na forma de avaliar a segurança, a eficácia desses produtos e impondo limites de cada constituintes.

A Qualimentos Jr. é uma empresa júnior compostas por alunos de graduação do curso de engenharia de alimentos e tem o auxílio dos professores da Universidade de São Paulo ( USP), sem fins lucrativos a empresa pode auxiliar aos fabricantes de suplementos a se adequarem a nova lei imposta pela Anvisa, como parte do portfólio, temos a melhoria de produto e a realização de uma tabela nutricional.