Skip to content

QualiNews Voltar às Noticias

AGOSTO 26

MERCADO DE AÇAÍ: AINDA É TENDÊNCIA PARA OS CONSUMIDORES?

  • 2018-08-26

Apesar do açaí já ser consumido há muito tempo pelos indígenas e moradores do norte do Brasil, a expansão desse mercado se deu início apenas na década de 90. O fruto apresenta alta qualidades nutritivas e energética, atualmente se mostra extremamente promissor e lucrativo.

DE ONDE VEM ESSA FRUTA?

O açaí se encontra originalmente no norte do norte do Brasil e é originada da palmeira, conhecida pelos índios como “içá-çai” ou a fruta que chora. Como a fruta é consumida, pode variar de região, pois na região do norte do país ela é consumida originalmente com farinha de mandioca, associado ao peixe, camarão ou carne. Mas do fruto também são fabricados sorvetes, licores, doces, néctares e geléias, podendo ser aproveitado, também, para a extração de corantes e antocianina, nas regiões sul e sudeste vem sendo popularizado e consumido como complemento alimentar, principalmente pelas pessoas que buscam vigor físico.

O MERCADO DE AÇAÍ

Houve um aumento considerável na exportação do açaí, para países como EUA, Japão e Austrália, assim sendo, o mercado do açaí é extremamente promissor e lucrativo, movimentando milhões de reais, tanto com o consumo interno, como essas exportações. Segundo dados da Embrapa, comercialização e extrativismo tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas. É de 15% ao ano o crescimento do consumo de açaí. Em 2017 no segundo semestre o setor de franquias do ramo de alimentação cresceu consideravelmente de acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), especialmente as franquias de açaí, que teve um crescimento de 200% nos últimos quatro anos, mesmo para o período de crise que o país está passando. Diante desses dados, está evidente que investir em açaí pode ser uma maneira fantástica de ter um retorno rápido em seu novo negócio.

Fontes: Embrapa www.embrapa.com.br – Sistemas de produção IBGE www.ibge.gov.br www.sebrae.com.br www.mixersbrasil.com.br